Curso tratará de gestão e procedimentos estatutários, políticas públicas e participação social, entre outros temas. Os participantes terão acesso a certificados
O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde, programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis, e a Federação das Associações de Moradores de Petrópolis (FAMPE) oferecerão, a partir deste mês de março, um curso de formação para associações de moradores e lideranças, com o objetivo de fortalecer a organização e a participação comunitária. O curso terá duração de três meses com início no dia 28 de março, e aulas quinzenais aos sábados, das 8h às 13h, no Palácio Itaboraí, no Valparaíso.
Os temas a serem abordados incluem a gestão e procedimentos estatutários das associações e a compreensão das políticas públicas nacionais, estaduais e municipais relacionadas à participação comunitária. A ementa da formação contempla ainda conteúdos com foco no fortalecimento da atuação coletiva nos territórios, que serão apresentados por meio de oficinas, aulas expositivas, dinâmicas de Teatro do Oprimido e debates.
A iniciativa é resultado do primeiro Encontro do Fórum Itaboraí com a FAMPE e Associações de Moradores, realizado no Palácio Itaboraí, em setembro de 2025, que reuniu representantes de diversas comunidades e propôs encaminhamentos para o fortalecimento institucional das associações.
De acordo com o presidente da FAMPE, Paulo Souza, esta formação é estratégica para qualificar o trabalho das associações. “Ela tem como objetivo agregar novos conhecimentos e ferramentas para a luta pela garantia dos direitos das comunidades”, afirma. Atualmente, a FAMPE reúne cerca de 40 associações de moradores no município.
Para participar da formação, é necessário fazer a inscrição até o dia 24 de março por meio do preenchimento de formulário on-line, disponível no link: https://forumitaborai.fiocruz.br/vozesdoterritorio. As vagas são limitadas. O curso emitirá certificado para os participantes.
Leia também
-
HOMEM É PRESO POR DESCUMPRIR MEDIDA PROTETIVA E AMEAÇAR A PRÓPRIA IRMÃ
-
Cesta Cheia, Família Feliz: Prefeitura faz segunda chamada para entrega dos novos cartões
-
Vereadora Júlia Casamasso promove curso gratuito para as mulheres
-
Avanços e desafios marcam a presença feminina no mercado de trabalho brasileiro
-
Prefeitura inaugura Unidade Básica de Saúde no Bingen

































































