O jornalista Flavio Berredo pretende percorrer mais de 60 quilômetros a pé, nesta terça-feira (18), entre o Lago Quitandinha, em Petrópolis, e o Maracanã, no Rio de Janeiro. A corrida, batizada de Inter Fluminense, começa pela manhã no bairro onde o corredor viveu por 30 anos e percorre um caminho que ele conhece também como torcedor tricolor.
O trajeto começa no Quitandinha, segue pela pista de descida da BR-040, atravessa a Baixada Fluminense por Duque de Caxias e chega à Avenida Brasil. Na altura de Benfica, o trajeto segue pelo bairro e passa pelo Museu do Samba e pela quadra da Mangueira, antes de atravessar a passarela da rampa da Uerj até chegar ao estádio.
A ideia de fazer o percurso entre Petrópolis e o Rio de Janeiro a pé surgiu depois de Flavio concluir sua primeira maratona, em 2010. Ao perceber que os 42 quilômetros da prova correspondiam aproximadamente à soma das distâncias dos trechos da serra e da baixada, o jornalista começou a transformar a ideia em um desafio pessoal.
Em fevereiro de 2011, Flavio chegou a Laranjeiras depois de correr a maior parte do percurso e completar o trajeto com caminhada. Quatro meses depois, repetiu a experiência no sentido inverso, partindo da sede do Fluminense até o Obelisco, no Centro de Petrópolis.
Aos 52 anos e com quatro maratonas completas no currículo, Flavio também acumula outras experiências de longa distância. Em julho deste ano, percorreu mais de 38 quilômetros entre o Mirante do Soberbo, na divisa entre Guapimirim e Teresópolis, e a Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis. A iniciativa foi realizada em colaboração com a campanha Julho Verde, da Associação Oficina de Jesus.
“Foi uma jornada única, muito difícil, com aquela energia incrível das crianças na chegada, inesquecível”, recorda Flavio.
Fluminense como combustível
A nova corrida também tem um componente especial: ela acontece no mesmo dia do jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, entre Fluminense e Rivadavia, da Argentina, em Mendoza. O Tricolor precisa da vitória no tempo normal para avançar diretamente ou, em caso de empate, decidir a classificação nos pênaltis.
Para Flavio, a paixão pelo clube é parte importante da motivação para encarar desafios de longa distância.
Em 2013, o jornalista realizou a Travessia Tricolor, percorrendo 50 quilômetros entre as sedes de Xerém e Laranjeiras. A experiência ganhou novas etapas em 2023, reforçando a relação entre corrida e paixão pelo Fluminense.
“O Fluminense é amor puro, família, sempre inspiração e motivação para mim. Vamos pela classificação também”, afirma.
Homenagem aos pais e à história da Petrópolis-Rio
Na nova aventura intermunicipal, Flavio também presta homenagem aos pais e celebra os 15 anos das corridas Petrópolis-Rio e Rio-Petrópolis, histórias que estão sendo resgatadas em um documentário produzido pela Ginja Filmes.
O percurso desta terça-feira retoma ainda uma proposta que já estava nos planos do corredor desde 2011: sair do Quitandinha e chegar ao Maracanã, objetivo que não foi concluído naquela ocasião em razão das obras no estádio.
Agora, 15 anos depois, o desafio ganha um novo significado ao reunir esporte, memória, paixão pelo futebol e a ligação histórica entre Petrópolis e o Rio de Janeiro.
“Humildade máxima pra encarar esse desafio imenso. Nada se conquista por antecipação”, finaliza Flavio.
Leia também
-
Unicesumar leva polo móvel a Petrópolis com atendimento em Itaipava e no Centro
-
Projeto Talentos do Tatame leva o judô para a festa japonesa Bunka-Sai
-
UNIFASE participa do Tech Summit Petrópolis 2026 com debates, negócios e experiências de inovação
-
Estácio Petrópolis lança curso de Fonoaudiologia após detectar demanda local
-
Petrópolis recebe Encontro Internacional de Esports nos dias 11 e 12 de agosto
































































