Divulgação

Fred Procópio defende maior participação do Estado na prevenção de desastres climáticos

Candidato a deputado estadual propõe aumento do investimento em obras de mitigação

Preparar as cidades do estado do Rio de Janeiro para o enfrentamento da emergência climática é a prioridade do candidato a deputado estadual Fred Procópio. Com dez anos de vida pública, oito dos quais dedicados a mandatos de vereador na Câmara Municipal de Petrópolis, Fred possui ampla experiência na legislação ambiental e urbana. Atuou na linha de frente em resposta à tragédia das chuvas na cidade serrana, em 2022, e tem como principal bandeira tornar o território fluminense uma referência na prevenção de desastres.

“Petrópolis e Angra dos Reis são hoje as localidades com maior risco de catástrofes climáticas, mas não são as únicas. Os municípios da Baixada, por exemplo, sofrem com alagamentos e inundações em todos os verões. Os eventos dos últimos anos nos mostram que ainda não estamos preparados para evitar perdas e, principalmente, mortes em decorrência do agravamento climático. A gestão estadual precisa investir e atuar diretamente nas regiões, apoiando as prefeituras nas ações de mitigação de riscos”, disse Fred.

Entre as propostas que pretende apresentar na Alerj, está o aumento do orçamento destinado a projetos de infraestrutura voltados à segurança urbana. Como vereador, Fred foi coautor da emenda à Lei Orgânica de Petrópolis que obriga a Prefeitura a destinar 2% (dois por cento) do orçamento anual a ações preventivas. A medida, que entrou em vigor em 2023, representou uma injeção de recursos e viabilizou diversas intervenções de reconstrução de encostas e muros de contenção que aguardavam verbas para sua realização.

Ao longo dos últimos meses, Fred tem visitado cidades de todo o estado, ouvindo a população e apresentando suas propostas. A maior parte das administrações locais conta quase exclusivamente com recursos federais ou de emendas parlamentares para a execução de obras de mitigação de riscos.

“Em muitos cenários, são melhorias estruturais até mesmo de baixa complexidade que não são executadas por falta de verbas. São pequenas intervenções que trarão um benefício enorme para a população. O que falta é o investimento do Governo do Estado. As cidades não podem mais arcar sozinhas com isso. Temos que acabar com a cultura de que o Estado só aparece no momento de resposta ao desastre”, afirma o candidato.

Fred foi presidente da Comissão Especial de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica, responsável pela elaboração de um relatório de mais de 500 páginas que promoveu mudanças significativas na segurança urbana e na reconstrução de Petrópolis. É também autor do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas e da proposta de criação da Companhia de Geologia de Petrópolis.

Projetos para a preservação ambiental e mitigação de riscos

Na área ambiental, idealizou o Sistema de Preservação de Nascentes e o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha, iniciativa que abrange sete municípios da Região Serrana. É o autor do Novo Código de Obras e relator do Macrozoneamento em Petrópolis.

Sua atuação também se deu no Executivo, atuou como secretário municipal de Meio Ambiente de Petrópolis, gestão na qual implementou políticas de preservação e educação ambiental — a exemplo do reflorestamento de áreas degradadas pelo temporal de 2011 na Região Serrana —, além de intensificar as ações de combate aos crimes ambientais.

ED 531-CLIQUE AQUI