_Atividade faz parte do Projeto Recickla, parceria da Prefeitura, a Associação SOS Serra e Recickla Educação Ambiental*
Estudantes das sete unidades de ensino participantes do Projeto Recickla, da Associação SOS Serra, estão conhecendo a Central de Coleta Seletiva da Comdep, no Siméria. As visitas integram as novas atividades do projeto, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura, a Associação SOS Serra e o Recickla Educação Ambiental, com ações da Comdep e da Secretaria de Educação. A programação inclui ainda a implantação de composteiras artesanais e recipientes para o descarte de tampinhas plásticas nas escolas.
Durante as visitas, os estudantes têm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado na Central e entender como funciona a separação dos materiais recicláveis. A proposta é aproximar as crianças das práticas de reaproveitamento de resíduos e mostrar a importância da destinação correta dos materiais descartados no dia a dia.
Nas unidades de ensino, as equipes da Comdep instalaram composteiras artesanais produzidas com materiais recicláveis e recipientes para a coleta de tampinhas plásticas. As merendeiras também receberam orientações sobre o uso adequado das composteiras e a separação dos resíduos orgânicos.
“É importante que os estudantes tenham contato com essas práticas tanto na escola quanto fora dela. Conhecer o trabalho realizado na Central e participar de ações de reaproveitamento ajuda a mostrar, na prática, como cada pessoa pode contribuir para a destinação correta dos resíduos”, afirmou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
Para Gisela Simas, diretora executiva da Associação SOS Serra, as atividades contribuem para aproximar os estudantes das questões ambientais. “Quando os estudantes participam dessas ações, eles levam o aprendizado para além da sala de aula e podem compartilhar esse conhecimento com as famílias e comunidades”, destacou.
Participam do projeto as escolas municipais Germano Valente, Antônio Leite Garcia, CIEP Maestro Guerra Peixe, Alcobaça, Loteamento Samambaia, Fábrica do Saber e Jorge Amado. As unidades também integram a ação de recolhimento de garrafas PET, incentivando os estudantes a separar e encaminhar o material para o reaproveitamento adequado.
Leia também
-
No Dia Internacional da Pessoa Idosa, especialista alerta: cidades e lares não estão prontos para o envelhecimento
-
MPRJ instaura inquérito para apurar aumento de 46% nos cargos comissionados e de 87% nos gastos com essas funções no governo do RJ entre 2023 e 2026
-
Bets drenam bilhões da renda das famílias e ampliam alerta para crise de saúde mental no Brasil
-
Mutirão do Procon Petrópolis supera R$ 500 mil em acordos
-
Prefeitura promove ação sobre financiamento para produtores rurais e MEIs em parceria com a AgeRio

































































