Programa de Integração Médica acontece nesta quinta-feira; projeto incentiva a troca de experiências entre profissionais da saúde e reflete na qualidade do atendimento aos pacientes.
Ortopedistas, fisioterapeutas, enfermeiros, educadores físicos, estudantes de medicina e residentes poderão participar do Programa de Integração Médica do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis, que acontece nesta quinta-feira, dia 5. O encontro gratuito terá quatro palestrantes, entre ortopedistas e fisioterapeutas, que vão falar sobre reabilitação.
O ortopedista com doutorado em ciências do aparelho locomotor Douglas Pavão vai abordar o tema “Medicina regenerativa e terapias biológicas na ortopedia”. A palestra da também ortopedista Ana Maria Santos Viana, membro da Sociedade Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque (SMBTOC), será sobre “Terapias de Ondas de Choque no tratamento de patologias ortopédicas”.
O evento, que acontece semanalmente no Hospital SMH, promove a integração e o aperfeiçoamento dos profissionais da área da saúde, tendo como resultado a melhoria no atendimento à população. Nesta quinta-feira, o ortopedista Douglas Pavão vai abordar os avanços promovidos pela medicina regenerativa, um campo relativamente novo, que busca estimular os mecanismos naturais de reparo do corpo humano.
“A regeneração tecidual talvez seja um dos temas mais discutidos no meio médico atualmente. Ao quebrarmos antigos paradigmas, conseguimos trazer uma nova visão sobre o tratamento de diversas patologias”, explica o especialista, destacando que, habitualmente, os procedimentos são minimamente invasivos e realizados em consultório. O médico ainda vai abordar o uso dos chamados ortobiológicos, do tratamento por viscossuplementação e da proloterapia.
A ortopedista Ana Maria Santos Viana dará detalhes sobre o tratamento mais avançado oferecido pela medicina ortopédica em casos de problemas crônicos nos tendões, o Tratamento por Ondas de Choque.
“As ondas têm efeito biológico no organismo, ou seja, elas estimulam a regeneração dos tecidos e o aumento da atividade metabólica, além de resultarem na diminuição da dor”, explica a especialista, ressaltando que a terapia deve ser realizada por médicos ortopedistas treinados e certificados, que utilizam equipamentos específicos. O método seguro e inovador é oferecido com exclusividade pelo Hospital SMH no município.
Os fisioterapeutas Henrique Fernandes Júnior e Karen Baraky Pavão vão ministrar palestras sobre “A osteopatia na reabilitação de atletas” e “Reabilitação e critérios de retorno ao esporte após a reconstrução do ligamento cruzado anterior em joelhos”, respectivamente. Henrique Fernandes ressalta que a osteopatia é uma especialidade da fisioterapia, que vem ganhando cada vez mais destaque no tratamento de atletas lesionados.
“A osteopatia é utilizada na avaliação do paciente, para determinar a causa da dor, e tem a manipulação usando apenas as mãos como única forma de tratamento. É uma maneira de acelerar significativamente a recuperação dos atletas, que geralmente têm pressa de retornar ao esporte”, explica o fisioterapeuta.
Karen Pavão vai abordar os avanços obtidos pela ciência em casos que envolvem uma das cirurgias mais comuns entre os especialistas em joelho: a reconstrução do ligamento cruzado anterior. Segundo ela, mesmo diante das técnicas disponíveis, ainda é alto o índice de rupturas pós-cirúrgicas.
“As rupturas são mais comuns em casos onde o paciente retorna a prática esportiva sem antes recuperar algumas funções e habilidades musculares. Nosso objetivo durante o encontro será apresentar os protocolos mais atuais de reabilitação, detalhando como o paciente deve progredir mês a mês e quais os testes físicos mínimos necessários para confirmar que ele realmente está apto a praticar esportes”, detalha a especialista.
Para o neurocirurgião e diretor geral do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis, Valter José Sillero, o Programa de Integração Médica é uma ferramenta que vem trazendo excelentes resultados.
“É uma oportunidade de crescer e ao mesmo tempo conhecer mais a fundo a experiência dos colegas, o que pode gerar parcerias e indicações. Enxergamos grandes possibilidades e benefícios em iniciativas como esta”, ressalta o diretor do Hospital SMH.
O diretor executivo operacional do Hospital SMH, Fernando Baena, lembra que o projeto oferece palestras e qualificação gratuitas, sendo uma oportunidade não apenas para os participantes, mas também para a saúde local e do entorno.
“Esses encontros evidenciam a qualidade dos profissionais que temos aqui, além de expandir esse ‘know-how’. Todos saem ganhando, inclusive os pacientes, que serão atendidos por especialistas ainda mais bem preparados”, pontua Baena.
As palestras vão acontecer na quinta-feira, às 19h30, no auditório do Instituto do Coração de Petrópolis (INCOPE), integrado ao Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis. Não é necessário fazer inscrição e a participação é aberta aos profissionais da saúde, tendo como público-alvo ortopedistas, fisioterapeutas, enfermeiros, educadores físicos, estudantes de medicina e residentes.
Leia também
-
Como se destacar e transformar as contratações de final de ano em efetivação
-
Deputado Yuri Moura convoca Enel a explicar falhas em serviços e medidas de prevenção
-
Feirinha de Itaipava mantém funcionamento normal nesta semana
-
Presbiopia: problema de vista afeta pessoas a partir dos 40 anos
-
Vereadora Júlia Casamasso apela à Câmara por liberação de verba de até 7 milhões para cobrir falha da Prefeitura na merenda escolar