O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, mediante agendamento de consulta
As portas da Clínica-escola de Medicina Veterinária da Estácio Petrópolis estarão abertas a parir de segunda-feira, dia 29. No local serão realizadas consultas para cães e gatos, vacinas, castrações, ultrassonografia, raio x, além de exames laboratoriais como hemograma e bioquímicas. Em breve vão estar disponíveis consultas oncológicas e de animais silvestres. O horário de funcionamento será das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, com preços populares e bem acessíveis. Todas as consultas serão realizadas mediante agendamento prévio pelo telefone 24 2233-5530 ou comparecendo ao local com um dia útil de antecedência para marcar.
Na Clínica-escola, o atendimentos serão realizados pelos professores da Estácio e também por plantonistas, com auxílio dos alunos do curso.
A Clínica-escola é uma instalação médica, ligada ao curso de graduação em Medicina Veterinária da instituição, que oferece uma ampla gama de serviços para a população.
“A inauguração da Clínica-escola da Estácio Petrópolis é um marco significativo tanto para o ensino da medicina veterinária quanto para a comunidade local. Esta iniciativa não apenas promove uma formação prática e abrangente para os futuros veterinários, mas também traz um impacto positivo direto na saúde pública e no bem-estar animal”, acrescenta Felipe Filgueiras Facklam, responsável técnico pela Clínica-escola de Medicina Veterinária, dizendo ainda que a experiência prática que os alunos adquirirão na Clínica-escola é um dos pontos fortes, preparando-os para enfrentar os desafios reais da profissão no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades essenciais para tal ofício, como diagnóstico clínico e cirúrgico, manejo e tratamento de doenças.
A abertura da Clínica-escola também agrega o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas que contribuem para o avanço do conhecimento veterinário e futuro da medicina veterinária, além de ser um grande ganho para a cidade.
“Ao oferecer serviços veterinários a preços acessíveis, a Clínica-escola promove o acesso à saúde animal em comunidades que talvez não tenham acesso a tais cuidados. Portanto, sua abertura é um divisor de águas para a educação veterinária e para a saúde pública”, conclui Felipe.
O curso de Medicina Veterinária
O curso de Medicina Veterinária é um programa de graduação que fornece aos alunos conhecimentos e habilidades necessárias para a formação de um profissional Médico Veterinário. Durante um curso, os alunos são apresentados a vários assuntos e disciplinas que os permitirão atuar nas mais diversas áreas de atuação, como exemplo: saúde animal, saúde pública e saúde ambiental; clínica veterinária; medicina veterinária preventiva; diagnóstico; anestesiologia; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção; reprodução animal, entre outras.
A graduação é destinada a qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e tenha interesse em alguma das áreas citada anteriormente.
É uma formação generalista e sua atuação vai muito além de clínica e cirurgia de animais de companhia. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) existem mais de 80 áreas de atuação para o médico veterinário, entre eles: Mercado pet – o Brasil ocupa o terceiro lugar em número de animais de companhia; Animais de produção – o agronegócio é responsável por uma parte significativa do PIB nacional e vem ocupando cada vez mais espaço; Vigilância ambiental – a importância da preservação do meio ambiente vem sendo reconhecida nos últimos tempos e o médico veterinário atua como um aliado na promoção da biodiversidade por meio de trabalhos relacionados a repovoamento, proteção de espécies, controle populacional, alterações na cadeia alimentar e controle de pragas urbanas; Vigilância epidemiológica – grande parte das doenças humanas emergentes ou reemergentes do último século são zoonóticas o que faz a presença de médicos-veterinários nos órgãos de vigilância é indispensável.
Leia também
-
Como se destacar e transformar as contratações de final de ano em efetivação
-
Deputado Yuri Moura convoca Enel a explicar falhas em serviços e medidas de prevenção
-
Feirinha de Itaipava mantém funcionamento normal nesta semana
-
Presbiopia: problema de vista afeta pessoas a partir dos 40 anos
-
Vereadora Júlia Casamasso apela à Câmara por liberação de verba de até 7 milhões para cobrir falha da Prefeitura na merenda escolar