A crise no transporte público de Petrópolis ganhou um novo capítulo após rumores de que algumas linhas, hoje pertencentes às viações Petro Ita e Cascatinha, seriam repassadas para as empresas Cidade Real e Turp. Apesar de ainda não confirmada pelo poder público a informação está gerando uma grande preocupação nos rodoviários que temem perder seus empregos.
Desde a Pandemia da Covid-19, a classe tem sido afetada com a diminuição da frota – até hoje não regularizada – e com a suspensão judicial da lei que proíbe a dupla função, quando o motorista é obrigado também a fazer o papel de cobrador. A crise foi agravada após o incêndio que destruiu dezenas de ônibus na garagem das empresas em maio de 2023.
O Vereador Eduardo do Blog protocolou na Câmara Municipal uma Indicação que destaca a necessidade de manutenção dos postos de trabalho de motoristas, cobradores, fiscais, mecânicos e demais profissionais no processo de transição das linhas.
“A lei que proíbe a dupla função, de autoria do ex-Vereador Leandro Azevedo, está suspensa pela Justiça e o prejuízo é sofrido pelos profissionais e por suas famílias que dependem dos empregos para seu sustento, como também pela população que sofre com a falta de segurança causada pelo acúmulo de funções sobre os motoristas, obrigando-os a se concentrarem na direção do ônibus ao mesmo tempo que se preocupam com o recolhimento das tarifas. Estas empresas não garantem a mínima estrutura para que os profissionais trabalhem adequadamente, colocando veículos velhos e sem manutenção nas ruas, gerando um grande risco à vida de todos. Estes profissionais já vêm sendo injustiçados, não podemos admitir que percam seus empregos. É justo que a Prefeitura de Petrópolis, diante do péssimo serviço prestado pela Cascatinha e pela Petro Ita, retire as linhas dessas empresas. Ao mesmo tempo, deve ter responsabilidade e empatia para preservar os empregos, intermediando sua manutenção pelas Concessionárias que assumirem as viagens”, explica o parlamentar.
O vereador Eduardo do Blog é também autor da Proposta de intervenção do Poder Executivo sobre as concessões, ressaltando que, diante do descumprimento das cláusulas contratuais e do serviço prestado de forma inadequada à população, a Prefeitura deve romper os contratos com as empresas desajustadas e realizar novas licitações, garantindo que o transporte público seja exercido por empresas competentes.
“Esperamos que um novo procedimento de licitação seja realizado para garantirmos um transporte público de qualidade para Petrópolis. A Cascatinha e a Petro Ita já demonstraram incapacidade de atendimento à população. Por isso, caso as duas sejam mesmo substituídas, o Governo Municipal terá meu apoio nessa transição – desde que respeite os rodoviários”, conclui.
Leia também
-
Deputado Yuri Moura convoca Enel a explicar falhas em serviços e medidas de prevenção
-
Feirinha de Itaipava mantém funcionamento normal nesta semana
-
Presbiopia: problema de vista afeta pessoas a partir dos 40 anos
-
Vereadora Júlia Casamasso apela à Câmara por liberação de verba de até 7 milhões para cobrir falha da Prefeitura na merenda escolar
-
Comércio poderá abrir em horário integral nas segundas-feiras que antecedem o Natal