Encontro teve como foco a troca de conhecimentos e práticas direcionadas à prevenção de desastres
Teresópolis recebeu nesta última segunda, 4, o Seminário Estadual de Defesa Civil. Promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sedec-RJ/ através das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (REDEC 7 e 8), o encontro aconteceu no 16º Grupamento de Bombeiros Militares.
Voltado ao fortalecimento da resiliência na Região Serrana do Rio de Janeiro, o seminário teve como foco a troca de conhecimentos e práticas direcionadas à prevenção de desastres, para promover a gestão integrada entre agências e o apoio a todos os municípios da região.
O secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Albert de Andrade, destacou a importância da troca de experiências e conhecimentos. “ O nosso objetivo é proteger a população e responder de forma eficaz a situações de risco, assim como aprimorar as ações preventivas e o planejamento conjunto entre os órgãos, visando à segurança e ao bem-estar dos moradores.”
Em pauta, foram discutidas estratégias e experiências para fortalecer a resiliência, com ênfase na sustentabilidade e na proteção da população da Região Serrana. As práticas abordadas visam à prevenção e ao planejamento conjunto entre os órgãos responsáveis, facilitando a resposta em casos de anormalidades. Também foi debatido sobre a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil, considerando as demandas específicas da Região Serrana e os desafios enfrentados pela população local.
O seminário contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), da Superintendência Operacional, da Diretoria Geral de Defesa Civil, do 16º GBM de Teresópolis e do Centro de Recebimento e Distribuição da SEDEC/CBMERJ (CRD).
Leia também
-
Prefeitura do Rio apresenta projeto ambicioso, nos moldes do “Porto Maravilha”, para região do Sambódromo
-
Angra dos Reis: procissão Marítima com inscrições abertas até 23 de dezembro
-
Estado inaugura base do Segurança Presente em Guapimirim, a 50ª no estado
-
Bilhete de metrô para o Réveillon do Rio será digital, em QR Code
-
Estado entrega drones para a Operação Lei Seca com o objetivo de flagrar motoristas que tentam escapar da fiscalização