Foto: Ascom PMP

Serviço de atendimento domiciliar garante atendimento humanizado para a população de Petrópolis

Receber atendimento médico em casa é o sonho de muitas pessoas que enfrentam uma doença de alta complexidade. Em Petrópolis, a prefeitura garante que isso seja uma realidade. O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde conta hoje com três equipes multidisciplinares e mais uma equipe de apoio que atendem cerca de 60 pacientes por mês. São pessoas com estado de saúde de maior complexidade que recebem atendimento no próprio domicílio.

“A saúde precisa sempre de uma atenção especial e no nosso governo buscamos alternativas para garantir qualidade de vida para a população e garantir que o serviço médico chegue para quem mais precisa”, comenta o prefeito Hingo Hammes.

São pessoas que necessitam de cuidados especiais, como sondas e oxigênio e já passaram por internações recorrentes. 70% destes pacientes são encaminhados por hospitais da cidade e Postos de Saúde da Família (PSFs). Mas o SAD também recebe demandas espontâneas da população com recomendação médica.

O Serviço de Atendimento Domiciliar é um projeto do Ministério da Saúde, gerido pelo município. Em visita à sede do SAD nesta sexta-feira (14), o Secretário de Saúde de Petrópolis, Luís Cruzick, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de atendimento domiciliar: “Eu acredito muito no trabalho das equipes multidisciplinares. Sou fisioterapeuta de formação e sei como esse trabalho é importante para a plena recuperação do paciente”, conclui o secretário.

Longe do ambiente hospitalar, além do tratamento mais humanizado, o paciente também evita infecções hospitalares. As equipes principais de atendimento contam com médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem. Já a equipe de apoio é composta por nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo.

“Nós fazemos uma avaliação do paciente, de acordo com a necessidade de cada um. Assim, ele, muitas vezes, não precisa permanecer internado e longe da família. As equipes passam orientações aos familiares e fazem um acompanhamento semanal em casa. Desta forma oferecemos um tratamento muito mais humanizado.” Explica a Coordenadora do SAD Alessandra Belerique.

A família que precisa de atendimento domiciliar para um paciente de alta complexidade, pode entrar em contato pelo e-mail sadpetropolis@gmail.com. Ou comparecer à sede, localizada na Rua Montecaseros, 440, no centro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h as 17h.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: