Com apoio da Prefeitura e do Comitê Paralímpico, projeto reforça o esporte adaptado na cidade
As inscrições para as atividades do Centros de Referência Paralímpicos estão abertas. Organizado em conjunto pela Prefeitura e pelo Comitê Paralímpico, os espaços oferecem bocha e natação nos dois polos existentes na Região Serrana do Rio de Janeiro. As atividades ocorrem na Escola Municipal Fábrica do Saber às segundas-feiras e na Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues às sextas-feiras, em dois períodos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
“A criação dos Centros de Referência Paralímpica representou um avanço significativo para o esporte e a inclusão na cidade. Proporcionar acesso a modalidades adaptadas fortalece o compromisso com a acessibilidade e o desenvolvimento de novos talentos. Estamos empenhados em oferecer oportunidades para que todos os cidadãos participem ativamente das atividades esportivas, independentemente de suas limitações físicas. Eu, que sou oriundo do esporte, acredito que é uma ferramenta poderosa de transformação social e inclusão”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
Os polos foram implantados no município como os primeiros na Região Serrana e o segundo em todo o estado. Os espaços foram adequados para atender às exigências da Federação Paralímpica, garantindo acessibilidade em sanitários, vestiários, salas e demais estruturas físicas.
O secretário de Educação, Alexandre Gurgel, enfatizou a relevância do projeto para a rede municipal. “A integração do esporte paralímpico ao ambiente escolar possibilitou uma nova perspectiva para os alunos. A estrutura disponibilizada ampliou as oportunidades para os estudantes e reforçou a inclusão no ensino público. Estamos comprometidos em criar um ambiente educacional que valorize a diversidade e promova a igualdade de oportunidades. Nosso objetivo é formar cidadãos conscientes e inclusivos, preparados para contribuir positivamente para a sociedade”.
O secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer, Leandro Kronemberger, ressaltou o impacto da iniciativa. “A implantação dos polos paralímpicos representou um marco para o município. O incentivo à prática esportiva adaptada fortalece o desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes” pontua.
O coordenador do projeto em Petrópolis, Alex Alonso, disse que “buscamos ampliar o acesso da pessoa com deficiência ao esporte, o que vai ao encontro da política Comitê Paraolímpico Brasileiro de levar atividades esportivas de qualidade para pessoas com deficiência, mostrando o quão importante é essa prática e mostrando a possibilidade da atividade física para essa parte da população. É o CPB e a prefeitura fortalecendo cada vez mais o paradesporto na cidade de Petrópolis”.
Serviço:
Escola Municipal Fábrica do Saber
Estrada Machado Fagundes, 269, Cascatinha, Petrópolis,
Telefone: (24) 2231-6591
Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues
Rua Doutor Barros Franco, s/n, Pedro do Rio, Petrópolis.
Telefone: (24) 2223-2857
Mais informações: @shoppingvilarejo no Instagram
Leia também
-
Prefeitura abre curso de libras para profissionais e estudantes de educação física
-
Parceria com Governo do estado leva alunos do Agita Petrópolis para o Rio Open
-
Mega-Sena acumula novamente e prêmio está estimado em R$ 105 milhões
-
Prefeitura realiza primeira reunião do Jeups com representantes das escolas
-
Instituto Yduqs transforma a vida de atletas com o Programa de Transição de Carreira