Prepare as botas, casacos e o chocolate quente. As temperaturas entram em declínio em Petrópolis já a partir desta quarta-feira (23) e se estendem em queda nos primeiros dias de maio trazendo o charme das baixas temperaturas para Petrópolis. Com mínimas de 13°C e máximas que não passam de 22°C, de acordo com o Climatempo, a cidade começa a viver antecipadamente o clima aconchegante típico do inverno — o que tem animado turistas e impulsionado a rede hoteleira e gastronômica da serra. A antecipação do inverno, segundo o Petrópolis Convention & Visitors Bureau está sendo vista pelos turistas como oportunidade de subir a serra mais cedo para curtir o clima europeu da cidade. O megaferiadão de abril, que bateu a casa dos 92% de ocupação, em um final de semana prolongado de sol tímido e com baixas temperaturas, deu o tom do que o turista quer experenciar.
A cidade já sente um crescimento na movimentação turística, especialmente em finais de semana, cenário que deve se manter com a chegada de eventos como o Rio Arquitetura & Design Connection e mais uma edição da feira Deguste. As baixas temperaturas — aliadas a uma agenda cultural ativa — criam o ambiente ideal para quem busca experiências em torno do frio, da boa gastronomia e da tradição petropolitana.
“Essa combinação de clima ameno com eventos bem planejados e divulgados fora da cidade tem antecipado o fluxo turístico. A expectativa é de ocupação elevada já neste mês de maio, o que é excelente para todo o setor”, afirma Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. Segundo ele, essa antecipação do frio traz benefícios que vão além do turismo: “É um ganho para toda a cadeia econômica, desde os hotéis e restaurantes até os pequenos empreendedores e prestadores de serviços. Aquece toda a cadeia produtiva”, analisa.
As pousadas e hotéis se preparam com todo o charme característico da estação: lareiras acesas, cardápios especiais, fondue, vinhos e até mantas disponibilizadas aos hóspedes. Cafeterias e bistrôs, especialmente nas regiões do Centro Histórico e de Itaipava, já registram aumento no movimento — e o café com torta no meio da tarde virou ritual obrigatório para muitos visitantes.
Apesar de o inverno começar oficialmente apenas em junho, Petrópolis já entra em modo inverno: com o frio, a cidade ganha contornos ainda mais acolhedores. “Petrópolis tem essa vocação natural para o turismo de inverno. O que vemos agora é a consolidação de uma temporada que começa cada vez mais cedo”, analisa Fabiano Barros.
Leia também
-
Páscoa Petrópolis ganha mais dois dias de evento e segue até quarta no Palácio de Cristal
-
Saloon BBQ 2025 segue até domingo com atrações para toda a família e shows gratuitos durante o feriado de São Jorge
-
Festa do Tomate acontece de 21 a 25 de maio em Paty do Alferes
-
Fim de semana de Páscoa terá coelhinhos e oficina de pintura de ovos em Itaipava
-
Páscoa Petrópolis começa nesta quinta no Palácio de Cristal