No encontro, especialistas convidados apresentarão oportunidades e caminhos para captação de recursos e desenvolvimento sustentável.
Na próxima quarta-feira, 14, o Serratec sediará um evento fundamental para empreendedores da região serrana que desejam transformar ideias em negócios inovadores. Promovido pelo Sebrae, o seminário “Fontes de Financiamento à Inovação” acontecerá no auditório do Parque Tecnológico, no bairro Quitandinha, das 8h às 11h30, com entrada gratuita mediante inscrição.
O objetivo do encontro é apresentar de forma prática e estratégica os caminhos disponíveis para que pequenos empresários e empreendedores acessem recursos e apoio voltados à inovação. A programação conta com especialistas do setor, que irão abordar os principais critérios para captação de recursos, os diferenciais competitivos exigidos pelas instituições de fomento e como construir um planejamento sólido para atrair investimentos.
O seminário oferece um welcome coffee aos participantes, e a programação conta com palestras temáticas, como “Financiamento à Inovação: É para Você? É a Hora Certa?”, que introduz os participantes ao universo das possibilidades de investimento em ideias inovadoras. Na sequência, um painel reunirá representantes de diferentes instituições, como a Faperj, AGERIO e Embrapii, para discutir, de forma dinâmica e acessível, as oportunidades existentes para empresas de pequeno porte. O evento se encerra com uma sessão interativa de perguntas e respostas, oferecendo aos participantes a chance de esclarecer dúvidas e buscar orientações específicas para seus negócios.
O seminário promete ser uma oportunidade decisiva para empresários que buscam crescimento sustentável, consciente e competitivo, indo além do financiamento e abordando a importância da visão empreendedora e do planejamento estratégico. O Auditório do Serratec está localizado na Rua Afrânio de Melo Franco, 333 – Quitandinha, Petrópolis.
Para mais informações e inscrições: serratec.org/eventos
Sobre o Serratec
O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana tem se destacado na liderança de um dos principais ecossistemas de tecnologia e inovação do interior do estado do Rio de Janeiro. Com a missão de transformar vidas através da inovação tecnológica, tem gerado resultados que impactam positivamente o desenvolvimento regional, indicando ser um vetor estratégico para o crescimento socioeconômico da região e do estado nas próximas décadas. Consubstanciado no modelo de parque tecnológico urbano, aberto e distribuído, o Serratec é também uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) privada, sem fins lucrativos e de interesse público, abrangendo os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Estima-se que o setor regional seja formado por mais de 400 empresas de base tecnológica, que geram mais de cinco mil empregos e faturam mais de 1,1 bilhão de reais por ano. O ecossistema do Parque é liderado pelo setor empresarial e se beneficia da colaboração contínua entre iniciativa privada, instituições acadêmicas e de pesquisa, governo e comunidade local, o que tem levado à criação de parcerias estratégicas nacionais e internacionais. A sinergia entre esses atores fortalece o ciclo de inovação e o desenvolvimento de soluções que atendem tanto ao mercado interno quanto às demandas globais, evidenciando como é possível descentralizar o desenvolvimento tecnológico e também promover a inovação fora dos grandes centros urbanos. Dentre as iniciativas e resultados gerados pelo Serratec, destacam-se a formação de profissionais digitais com impacto social, inovação tecnológica, crescimento de emprego qualificado e renda na região, emergência de projetos inovadores multiparceiros, animação do arranjo produtivo de tecnologia, novos negócios e competitividade, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e fortalecimento do ecossistema regional com forte atuação em rede.
Sobre o Sebrae:
O Sebrae Rio – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro – é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a formalização de empresas, estimulando a geração de emprego e renda, utilizando programas específicos de desenvolvimento da cultura empreendedora e de capacitação empresarial. Com importante papel no crescimento econômico do estado, o Sebrae Rio desenvolve projetos de norte a sul do Rio de Janeiro. Suas ações levam em consideração as vocações econômicas locais e incluem capacitação de empresários e suas equipes, educação empreendedora, orientação para abertura de negócios, estímulo à inovação e difusão de informações e novas tecnologias, orientação para o acesso ao crédito e eventos direcionados para a inserção em mercados nacionais e internacionais. Sua atuação está voltada para o fortalecimento das cadeias produtivas fluminenses, com foco na competitividade, na sustentabilidade e nos diferenciais competitivos que podem ajudar as micro e pequenas empresas a vencerem os crescentes desafios do mercado.
Leia também
-
4ª Corrida de Rua de PCD acontece dia 18 de maio
-
Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 38 milhões
-
Pacto pelo Esporte elege nova presidente e reforça ações para o desenvolvimento do esporte nos próximos anos
-
Petrópolis e Teresópolis recebem evento gratuito de Marketplace
-
Alunos do Agita Petrópolis ficam em segundo lugar em Campeonato Estadual de Karatê