Festival comemora 15 anos em 2025 e valoriza a música autoral feita por artistas petropolitanos
O Solstício do Som passou a integrar oficialmente o calendário municipal de eventos de Petrópolis. A inclusão foi aprovada pela Câmara Municipal por meio de projeto de lei do vereador Léo França, reconhecendo a relevância do festival para o cenário cultural da cidade. Apesar disso, o evento segue sem apoio confirmado paa a viabilizar a 30ª edição prevista para este mês de junho. O evento celebra os 15 anos em 2025 e enaltece a música autoral feita por petropolitanos, além de outras formas de expressão, como artes visuais, por meio da Galeria Michael Lennertz; dança e literatura.
Criado em 2010, o festival é realizado duas vezes ao ano, nos solstícios de inverno e verão. O evento promove a ocupação de espaços públicos no Centro Histórico, com acesso gratuito ao público. Além de incentivar a criação autoral, o Solstício do Som também estimula profissionais da cultura a promoverem iniciativas voltadas à produção artística própria no município.
Ao longo dos anos, o festival também passou a integrar a cadeia produtiva da economia criativa em Petrópolis, gerando empregos temporários e permanentes em sua realização e nas áreas de serviços e produção cultural. A iniciativa reforça a importância de políticas públicas que reconheçam e fortaleçam ações culturais continuadas desenvolvidas por artistas e produtores locais.
“Fomos a primeira produção a entrar em contato com o Instituto Municipal de Cultura, logo após a posse da atual administração, para viabilizar uma histórica 30ª edição. Às vésperas das datas previstas, seguimos aguardando confirmação de apoio que viabilize a realização do evento, mesmo que de forma reduzida. A incerteza é frustrante para toda nossa equipe, que está empenhada o semestre inteiro para entregar um evento de qualidade e que incentiva a produção local, como nenhum outro no município”, afirma João Felipe Verleun, idealizador do festival, que conta com outras 25 pessoas para realizar o evento semestralmente.
Leia também
-
ESCOLA DE MÚSICA DRM: MAIS NOVA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM PETRÓPOLIS
-
Movimento Som do Alto promove segunda reunião de jovens cristãos na Praça da Liberdade
-
Teatro Imperial recebe programação especial em celebração ao Dia dos Povos Indígenas
-
Cinemaxx lança ingressos a R$7 em parceria com a Ingresso.com para sessões de quarta a domingo
-
Projeto “Nina, a semente e a gente” inicia a circulação em Petrópolis
































































