Entre os dias 11 e 15 de outubro, de quarta-feira, pré feriado, a domingo, o Mondial de la Bière volta ao Píer Mauá, no Rio de Janeiro, celebrando dez anos de paixão cervejeira. A edição comemorativa e especial trará diversas marcas e uma experiência de entretenimento ainda mais latente em 2023, além de várias cervejarias da Região Serrana do Rio de Janeiro, importante polo cervejeiro do estado.
De Nova Friburgo, a Barão Bier é uma das estreantes de 2023. Administrada por duas mulheres, vai apresentar três estilos de cerveja: Pilsen, Vaud/White IPA, Argóvia/ American Red Ale. O destaque fica com a White IPA, uma IPA americana com especiarias belgas, que leva laranja e phyysalis em seus ingredientes. O nome da cervejaria faz homenagem à Antônio Clemente Pinto, o primeiro Barão de Nova Friburgo.
A Brassaria Matriz, de Corrêas, também faz sua primeira participação, e chega para participar do concurso M Beer Contest, a premiação do festival, com a Mati-Taperê, NE IPA com cupuaçu, e a Veranear, Gose com goiaba e maracujá. A casa hoje fica em meio à natureza e às margens do Poço do Imperador, ponto turístico reconhecido por ter sido frequentado pela família Imperial nos idos do século XIX.
Outra estreante é a Colonus, de Petrópolis, que vai mostrar que gosta de surpreender, com a Colonus No.7, uma Belgian Blond Ale com extrato de whiskey, e a Colonus Renegat, uma Weissbier com um toque de mel.
Também pela primeira vez no festival, a Sanadu, de Nova Friburgo, nasceu dentro de um bikepark. O idealizador da cervejaria é praticante de mountain bike e criou rótulos inspirados nas trilhas do parque.
A Sampler Brew, de Petrópolis, é mais uma estreante no festival. Vai levar 8 torneiras e dentre elas estarão: Sour com Goiaba, medalha de prata na Brazil Beer Cup, Brazilian Pale Ale produzida 100% com insumos nacionais, e Double IPA colaborativa com a Quatro Graus.
A cervejaria Bohemia, de Petrópolis, participou de todas as edições do festival e este ano comemora 170 anos de fundação. Vai levar rótulos exclusivos de Bohemia, que não são encontrados no mercado, além de líquidos especiais produzidos na Base Bohemia, em Petrópolis.
A Alter, de Petrópolis, terá 12 torneiras e destaca a Mustang Horse, uma IPA extremamente refrescante com baixa caloria, aromática e ideal para o calor dos trópicos. Outra novidade são as garrafas de cervejas repaginadas com rótulos novos, cujo lançamento será no Mondial.
A Odin, também petropolitana, de inspiração no universo viking, vai levar os rótulos Pilsen, Vienna Lager, Coffee Blond, Session IPA (lançamento), IPA Clássica, New England IPA, Belgian Tripel (Campeã do MBeer Contest Votação do Público 2021), Imperial Stout com Amburana e Baunilha, Capilsen (Pilsen com Capim Limão) e Mate com Rum e Limão.
A Alpendorf, de Nova Friburgo, terá vários rótulos e destaca as novidades: a Imperial Gose Caramelo Salgado, a Irish Red Ale Reserva Amburana, a Irish Moca Red Ale, a Escolha do Chef, a Fresh Hops Cold IPA, a Belgian Pale Ale e a Juicy IPA com cumaru. Em sua cidade de origem, a cervejaria oferece todo domingo o Weisswurstfruhstuck, ou café da manhã cervejeiro, uma refeição tipicamente alemã, reforçada com ingredientes cervejeiros em produtos feitos pela casa.
A Mad Brew, de Teresópolis, promete surpreender com uma lista extensa de cervejas: Pill Zen, Hop Obsession, Catharina Sour – Laranja, Goiaba e Maracujá, Witchbier com acerola, Hazy Pale Ale, The Walking Mad – New England Double IPA, Black Mind – American Stout, Imperial Sour Jabuticaba, o lançamento Czech Premium Lager, Red Alert – Irish Red Ale, Mad Brew ESB – Extra Special Bitter, Grape Sour – Catharina Sour – Uva e Limão siciliano e TDH Triple IPA – West Coast Triple IPA.
A Rota Cervejeira, que reúne cervejeiros de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo, fabrica apenas para o Mondial de la Biére um rótulo colaborativo e muito especial.
A Brewpoint, de Petrópolis, é uma reunião de cervejeiros da cidade e terá uma Kombi com torneiras, com os seguintes estilos: Lager, IPA, Weiss ou Witbier, Dunkel, Tripel ou Dark Strong Ale e uma Sour colaborativa.A Doutor Duranz, de Petrópolis, vai levar 12 torneiras e 13 estilos, 7 estilos da linha fixa, 3 estilos sazonais e 3 estilos exclusivos para o Mondial de la Bière 2023, lançamentos criados colaborativamente com a Brassaria Matriz: Imperial Sour com Amora; Smoothie Sour com lactose, manga, coco e cumaru; Imperial Gose com tangerina, casca de limão e pimenta da Jamaica.
A Cerveza Guapa, de Petrópolis, terá 16 estilos. Além de rótulos já consagrados como a Frida (NEIPA), a 7 Encantos (Sour de frutas vermelhas) e Puerto Escondido (Double IPA), irá lançar mais 3 sours e 3 Russian Imperial Stout
E para os que preferem drinques, a Folivora, de Teresópolis, terá 5 opções com base de Gin ou Vodka. A primeira destilaria da região Serrana do Rio de Janeiro especializada na produção de Gin tem algumas premiações internacionais em concursos importantes no segmento de bebidas destiladas, usa somente ingredientes naturais em nossas receitas e preza por uma roupagem jovem e tropical.
Serviço:
Mondial de la Bière 2023 – Pier Mauá – Armazéns 3, 4 e 5
Endereço: Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá, Rio de Janeiro – RJ, 20081-250
Ingressos: https://www.eventim.com.br/MondialdelaBiere
De 11 a 15 de outubro
11/10 – Quarta-feira: 18h às 00h
12/10 – Quinta-feira: 14h às 00h
13/10 – Sexta-feira: 14h às 00h
14/10 – Sábado: 14h às 00h – ESGOTADO
15/10 – Domingo: 13h às 22h
Menores de 18 anos, devidamente acompanhados dos responsáveis legais, podem entrar no evento exclusivamente mediante assinatura do termo de responsabilidade. Os termos de responsabilidade estarão disponíveis na bilheteria. Menores de 14 anos não pagam ingresso.
https://www.mondialdelabiererio.com/
Leia também
-
Shopping Vilarejo celebra 32 anos com show gratuito de Nívea Seabra e banda neste sábado
-
Petrópolis leva diversidade cultural e turística à maior feira internacional de turismo da América Latina
-
Petrópolis aposta na moda Primavera-Verão para aquecer vendas no comércio
-
PÚBLICO DE CEM MIL GARANTE EDIÇÃO DE 2026 DO FESTIVAL BOSSA E SABORES
-
Estação Jaqueira oferece atividades gratuitas de saúde, bem-estar e cultura no Vale do Cuiabá