Eduardo do Blog denuncia ao MP precariedade na cozinha do Hospital Municipal Nélson de Sá Earp

Durante fiscalização realizada nesta semana, Vereador encontrou situação de risco iminente para funcionários e usuários da Instituição.

O Vereador Eduardo do Blog enviou ao Ministério Público do Estado uma Notícia de Fato, denunciando o ambiente insalubre encontrado durante fiscalização realizada na cozinha do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – HMNSE, no Centro de Petrópolis. Eduardo também está oficiando a Secretaria Municipal de Saúde e o Gabinete da Prefeitura, exigindo medidas urgentes.

Durante a ação, o Vereador flagrou diversos problemas na unidade, desde o piso danificado e dificuldades no escoamento de água, até a falta de estrutura básica, como a falta de móveis para sustentar as panelas, de modo que os funcionários precisaram utilizar caixotes de feira para servirem de apoio.

O Parlamentar destaca imensa preocupação sobre as condições de descarte do lixo da cozinha, observando que latas de descarte vêm sendo deixadas abertas em locais próximos aos do preparo alimentar, causando prejuízos à qualidade e à segurança das refeições do Hospital.

O piso quebrado, com peças soltas, absorve a umidade. Além disso, a irregularidade do piso prejudica o escoamento de água, gerando risco de contaminação por agentes patológicos e de acidentes no local.

A situação é similar àquela encontrada na cozinha do Hospital Alcides Carneiro, também fiscalizada pelo Vereador, em 2021 – onde hoje existe projeto para reforma após denúncia do parlamentar ao MPRJ.

Diante da grave situação na estrutura da cozinha e pela insalubridade do local, assim como fiz no caso do HAC, estou formalizando uma “Notícia de Fato” ao Ministério Público, buscando apoio do órgão para obrigar a Prefeitura a tomar as providências necessárias à cozinha do hospital. Foram muitos problemas encontrados, dentre eles o piso quebrado, falta de estrutura mobiliária, além de um ambiente insalubre que causa risco aos usuários do Hospital e aos próprios funcionários”, disse Eduardo.

A última reforma no HMNSE – que abrangeu também cozinha e refeitório – ocorreu em 2021. Segundo números da Secretaria de Saúde, a cozinha do Nelson de Sá Earp serve cerca de 300 refeições diárias. 

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: