No mês em que se comemora o Dia das Mães e também é realizada a campanha de conscientização “Maio Furta Cor”, sobre a Saúde Mental Materna, o Programa Amamenta Petrópolis, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, vai receber uma visita especial. No próximo dia 22 de maio, equipes da curadoria da Fiocruz estarão em uma das unidades atendidas pelo projeto para discutir estratégias de ampliação da iniciativa, que permite às mães amamentar de forma presencial ou deixar o leite ordenhado para seus bebês nas unidades de ensino.
O objetivo, segundo o prefeito Rubens Bomtempo, é evitar o desmame precoce das crianças matriculadas. “Além de fortalecer o suporte oferecido às mães e promover a saúde materno-infantil no município. Estamos entusiasmados com a possibilidade de adesão de mais CEIs ao Programa Amamenta Petrópolis. É um passo significativo para promover a saúde dos nossos pequenos e apoiar as mães nessa jornada tão importante da maternidade”, declara o prefeito Rubens Bomtempo.
O Secretário de Saúde, Ricardo Patuléa, reforça a importância da iniciativa para a saúde das crianças. “A visita de equipes da curadoria da Fiocruz é parte da premiação que recebemos na 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde, onde o programa se destacou entre os três melhores. A curadoria da Fiocruz vai nos fornecer suporte para ampliar ainda mais o projeto no município”, explica Patuléa.
A idealizadora do programa, Patrícia Alexandre Santos, enfermeira e servidora do município, destaca: “A amamentação é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Estamos felizes em ver o crescimento do Programa Amamenta Petrópolis e seu impacto positivo na nossa cidade”, disse.
Atualmente, o Programa Amamenta Petrópolis está em funcionamento nos CEIs Therezinha de Jesus Lima (no Bonfim), Jorge Rolando da Silva (no Morin), Ana Nardi, Boa Vista, Casa da Solidariedade Nossa Senhora Aparecida, Adriana Constâncio Trindade e São João Batista.
Leia também
-
Pais de alunos das creches São Judas e Santo Antônio se juntam para ajudar as unidades que correm o risco de descontinuidade
-
Hospital Santa Teresa realizou quatro mutirões de cirurgias ortopédicas no último trimestre
-
Petrópolis 2030: tecnologia como bandeira no ato em defesa do novo supercomputador no LNCC
-
Firjan SESI oferece até R$ 3 mil a alunos do Ensino Médio em situação de vulnerabilidade social
-
Felicidade na terceira idade: hábitos e hobbies são aliados do envelhecimento saudável