Filme aborda o apocalipse da classe operária e a resistência poética no cotidiano industrial; sessão gratuita acontece sábado (1º.06) na Sala Humberto Mauro
O Cineclube Raul Lopes apresenta “A Máquina Infernal”, filme dirigido por Francis Vogner dos Reis, em uma sessão gratuita na Sala Humberto Mauro, no sábado, 1º de junho, às 19h. Após a exibição, haverá um debate com a presença do diretor e do professor Nelson Monteiro, proporcionando ao público uma oportunidade de aprofundar a compreensão sobre o cinema de gênero e as temáticas abordadas na obra, como a precarização do trabalho.
O evento faz parte do projeto “Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar”, financiado pela Lei Paulo Gustavo. O filme “A Máquina Infernal” (2021) é uma fábula sobre o apocalipse da classe operária, com duração de 30 minutos. A exibição, que contará com acessibilidade em Libras e distribuição de pipoca, será seguida pelo debate aberto ao público.
Francis Vogner dos Reis, em entrevista à revista portuguesa “Tribuna do Cinema”, descreveu “A Máquina Infernal” como uma tentativa de transfigurar a imagem da região industrial do Grande ABC, sua terra natal, em uma narrativa que combina medo, horror e cansaço. O filme estreou na seção Pardi di Domani do 74º Locarno Film Festival e aborda a violência da precariedade e do desamparo, propondo também uma resistência poética através da beleza cotidiana.
A escolha do gênero, comum a outros diretores brasileiros como Kleber Mendonça Filho e Adirley Queiroz, permite explorar questões sociais e históricas de forma menos convencional. Francis destaca que o cinema de gênero oferece uma experiência única ao espectador, acessando tanto a razão quanto o inconsciente, e proporcionando uma aventura emocional e racional. Ele acredita que o cinema de gênero é capaz de revelar aspectos do espírito de um tempo e dos espectros históricos que influenciam a vida social no Brasil, oferecendo ao espectador uma nova forma de compreensão através de estímulos sensoriais e emocionais.
Francis é cineasta, curador e crítico de cinema, com mestrado em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Sua trajetória inclui colaborações com a Revista Cinética e Filme Cultura, além de co-autoria do livro “O Autor no Cinema” com Jean-Claude Bernardet. É curador da Mostra de Cinema de Tiradentes, Mostra Cine Ouro Preto e Cine BH, e roteirista de vários longas-metragens como “O Jogo das Decapitações” (2013), de Sergio Bianchi, e do documentário Guarnieri (2017), de Francisco Guarnieri. Como produtor, trabalhou no longa “Sem Raiz” (2017), de Renan Rovida, e é diretor e roteirista do curta-metragem “A Máquina Infernal” (2021).
O debatedor convidado, professor Nelson Marques Queiroz Monteiro, tem uma extensa carreira acadêmica e sindical. Com formação em Filosofia da Educação, Direito, Psicologia e Pedagogia, ele atuou como professor universitário em diversas disciplinas relacionadas ao direito e à política, além de trabalhar como assessor sindical em Minas Gerais. Monteiro também se dedica ao estudo de Teologia e Literatura, trazendo uma perspectiva ampla e diversificada para o debate.
A programação do projeto “Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar” é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis e Instituto Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.
Sobre o projeto
O Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar se dedica a exibições acessíveis em diversos locais da cidade, promovendo cinemas periféricos e independentes. Com convidados debatendo temas variados, aborda questões como democracia, direitos das mulheres, LGBTQI+, trabalhadores, racismo e desafios sociais. Fundado em 2016 e dirigido por Lilia Monteiro, o cineclube realiza sessões gratuitas, presenciais e online, atraindo um público diversificado que valoriza o cinema e a reflexão social.
Serviço
Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar – Exibição do filme “A Máquina Infernal” seguida de debate
Data: Sábado, 1º de junho
Horário: 19h
Local: Sala Humberto Mauro, Centro de Cultura
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Libras disponível
Leia também
-
Tributo a Stevie Wonder e lançamento de show em Itaipava
-
Corrida dos Garçons e Garçonetes faz o “esquenta” do Petrópolis Gourmet 2024 com emoção e diversão
-
Satura Companhia de Teatro reestreia “Jorge, O Santo Guerreiro” em apresentação no Teatro Imperial
-
Cinemaxx Mercado Estação faz promoção no Dia do Servidor Público
-
Beleza, criatividade e sustentabilidade marcam a exposição “Criando e perpetuando objetos”, de Camilo Moreira