Com a chegada do inverno, Petrópolis se prepara para um aumento no consumo de chocolates, uma tradição local que é reforçada pela queda nas temperaturas. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) mostram que quase um terço da produção anual de chocolates no Brasil ocorre durante o inverno. Esse aumento no consumo está relacionado a fatores como a necessidade de manter a temperatura corporal e os efeitos do chocolate no humor, que estimula a produção de serotonina, ajudando a aliviar a depressão e a ansiedade, típicas dos meses mais frios.
Aproveitando esse cenário, Petrópolis receberá o Festival do Chocolate Mundo Mágico, que ocorrerá nos fins de semana de 26 a 28 de julho e de 2 a 4 de agosto, no Palácio de Cristal, com entrada gratuita. A programação do festival inclui expositores de chocolate, gastronomia variada, um bar, estandes de artesanato, shows, oficinas gastronômicas, uma competição de esculturas de chocolate e um espaço para crianças. Um dos destaques do evento será o personagem Dom Cacau, que atuará como anfitrião e promete entreter visitantes de todas as idades.
A Katz, empresa com 71 anos de tradição em Petrópolis, presença confirmada no Festival, vê eventos como esse como essenciais para movimentar o turismo e valorizar o setor. Para a marca, além de promover a tradição e o carinho com que as empresas locais tratam o chocolate, essas iniciativas destacam a seriedade e o compromisso que possuem com os produtos e clientes.
“Estamos bastante otimistas com a realização do Festival. O frio é fundamental para o sucesso do evento e, historicamente, observamos um aumento significativo no consumo de chocolate durante o inverno, com um crescimento de cerca de 40% nas vendas. Esse período de alta temporada é propício para o consumo de chocolate, o que fortalece a nossa atuação no mercado,” destaca Leandro Bach, sócio-diretor da Katz.
A marca Brownie do Ton também estará presente no evento. O sócio-diretor, Melton Machado Soares, ressalta que o aumento no consumo de brownies começou na Páscoa e continuou durante o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Eventos como o Arraiá do Amor, onde quase meia tonelada de brownies foi vendida, e a Bauernfest, que em apenas três dias atingiu vendas semelhantes, são essenciais para a sustentabilidade do setor.
“Nossa expectativa para o Festival é ainda maior do que para a Bauernfest, pois a festa é voltada especificamente para o chocolate. Estamos investindo fortemente nos eventos da cidade que, além de promoverem a nossa marca, gerarem mais empregos diretos e indiretos, também impulsionam o nosso restaurante,” afirma Melton.
Além da Katz e do Brownie do Ton, outras marcas de destaque também contribuirão para a diversidade e riqueza do festival, oferecendo aos visitantes uma ampla variedade de produtos de alta qualidade, como Buenissimo Chocolate, Patrone, Cacau Show, Marie Anne, Vitoriano, Mr Cheney, Moulinbrow, Água na Boca, E Aí Churros, Doces dos Anjos e Olho Gordo.
O Festival do Chocolate Mundo Mágico, ao criar um ambiente temático e atrativo no coração do Centro Histórico de Petrópolis, espera atrair tanto moradores quanto turistas, aquecendo a economia local e valorizando as tradições culturais da cidade. O evento, com entrada franca, promete ser uma atração importante para Petrópolis durante os meses de julho e agosto, consolidando ainda mais a ligação da cidade com o chocolate.
Leia também
-
Hotel Sesc Nogueira abre pacotes para o Natal e o Réveillon
-
Cinco grandes eventos em Petrópolis têm datas confirmadas para 2025
-
Programação especial de Halloween no HiperShopping Petrópolis
-
Primeiro Navio de Turismo da Temporada 24/25 chega à Búzios na próxima segunda-feira
-
Desfile de fantasias vai premiar a melhor dupla pets e seus donos no Halloween do Shopping Vilarejo