Divulgada a lista dos selecionados para a Mostra Circula Serra Cine

Longas, médias e curtas-metragens de diferentes temáticas e de várias regiões do Estado do Rio estão entre os filmes que serão apresentados ao público gratuitamente.

As produções audiovisuais que participarão das exibições da mostra Circula Serra Cine já estão definidas. O projeto foi criado com o objetivo de valorizar a produção autoral da região, contribuindo para a preservação e promoção do patrimônio cultural da região serrana do Rio de Janeiro. O Circula Serra Cine vai levar as produções para regiões periféricas, sem salas de cinema ou centros culturais. A mostra visa promover a inclusão e a diversidade, dando voz a comunidades marginalizadas e atendendo a um público diverso, incluindo famílias, jovens, idosos, PcDs e trabalhadores locais. As exibições acontecerão em outubro de 2024, com direito a pipoca gratuita para o público.
A lista dos filmes selecionados para a mostra Circula Serra Cine contempla 24 produções entre videoclipes, longas, médias e curtas-metragens. Dentre as produções, nove delas são petropolitanas e, além destas, filmes de Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Guapimirim, Niterói, Cabo Frio e da cidade do Rio de Janeiro também foram escolhidos.
Para participar da seleção, as obras audiovisuais tinham que ser independentes, com direção e/ou produção fluminense. A meta foi selecionar ao menos 80% de filmes da região serrana do Rio de Janeiro, de qualquer gênero, preferencialmente com censura livre, inéditos ou realizados nos últimos anos. “A ideia foi democratizar o acesso à cultura e promover a inclusão, valorizando a produção cinematográfica local”, ressalta Marco Aureh, coordenador artístico da mostra.
Uma curadoria especializada selecionou seis produções em cada formato: curta-metragem, média-metragem, longa-metragem e videoclipe. As obras premiadas em cada categoria receberão valores em dinheiro. Além da premiação, 12 obras receberão recursos para garantir a acessibilidade, como tradução em libras ou audiodescrição, promovendo a inclusão de todos os públicos.

Abaixo a lista de filmes selecionados:
Longa-Metragem:
NOS JARDINS DO MUSEU IMPERIAL – HISTÓRIAS VIVIDAS NOS JARDINS DO IMPERADOR – direção e roteiro de Beatriz Galvão (Petrópolis);
CORPOS INVISÍVEIS – direção e roteiro de Quézia Lopes (Niterói);
ABAIXANDO A MÁQUINA 3 – CRÔNICAS DO JORNALISMO POLICIAL – direção de Guillermo Planel (Rio de Janeiro);
CADÊ VOCÊ? com direção e roteiro de Humberto Nascimento (Niterói);
CORUMBÁ E O CARNAVAL DO PANTANAL – direção e roteiro de Marcelo de Paula (Cabo Frio);
NÃO QUERO TE PERDER – direção de Marcelo Zambelli (Rio de Janeiro).

Curta-Metragem:
OYÁ; KATSUGUCHI E KALI – direção de Antônio Sobral (São José do Vale do Rio Preto);
PERIFERIAS – Periferias – direção e roteiro de Fernanda Almeida (Petrópolis);
A INCRÍVEL AVENTURA DAS SONHADORAS CRIANÇAS CONTRA LIXEIRA FURADA E CAPITÃO SUJEIRA – direção de Beatriz Ohana (Petrópolis);
PÁSSARO MEMÓRIA – direção e roteiro de Leonardo Martinelli (Rio de Janeiro);
MEMÓRIAS CULINÁRIAS DO QUILOMBO AUSENTE FELIZ (TASTE OF TRADITION) – direção e roteiro de Lucas Assunção (Rio de Janeiro);
RELATOS DE UMA BATALHA COTIDIANA – direção de Matheus Moura (Teresópolis).

Videoclipe:
RECOMEÇO (O FUTURO É O NOSSO NOME) – direção de Topre (Petrópolis);
DAN28 – FILHA DO NELSON FEAT. JONMC – direção de Gregori Bastos (Petrópolis);
DEMAIS – direção e roteiro de Igor Oggy (Petrópolis);
JURUÁ – direção de Dayanne Neves (Teresópolis);
TANAJURA – ROBERTINHO SILVA; CARLOS MALTA E FRANCISCO PELLEGRINI – direção de Gregori Bastos (Petrópolis);
SELF – direção de Rafael Jardim (Guapimirim).
O Circula Serra Cine é uma produção da Kaza 8 e realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

Média-Metragem:
CINEMA É DROPS – direção e roteiro de Aline Castella (Petrópolis);
OS INVISÍVEIS – direção e roteiro de Miguel Vellinho (Nova Friburgo);
EXPLORANDO AS ALTURAS – MONTANHAS DE TERESÓPOLIS – direção de Rafael Reis (Teresópolis);
PA RIR – direção e roteiro de Andressa Hazboun (Petrópolis);
EM BUSCA DO OMEGATRONE – direção e roteiro de Ilson Júnior (Nova Friburgo);
PIFANIA DA MATA – direção de Yulli Nakamura (Nova Friburgo).

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: