Candidatos falam sobre planos para o trânsito de Itaipava e outras questões

O Jornal de Itaipava perguntou aos cinco candidatos à prefeitura de Petrópolis sobre as propostas de cada um para a melhorar o trânsito de Itaipava, a segurança e outros aspectos. As respostas estão por ordem alfabética. Confira.

Bernardo Santoro – Soluções de um estudo da COPPE/UFRJ mostram uma abordagem estratégica para lidar com crescente fluxo de veículos, que são muito bem-vindas, já que temos como premissacontratações e análises técnicas para lidar com os desafios diários que o município impõe. Sem dúvidas, este distrito precisa de novas pontes, reestruturação de rotatórias, como no Terminal de Itaipava e trevos, como em Bonsucesso, para reduzir os congestionamentos e pontos de conflito. Pretendemos uma verdadeira mudança no transporte, a partir da extinção da CPTrans, incluindo estudos sobre a viabilidade de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que pode ser uma solução interessante para o futuro, além de abrir espaço para o transportealternativo, como mototáxis, aplicativos como Uber, e a aplicação de novas tecnologias para o serviço de táxi, oferecendo tarifas dinâmicas e mais competitivas.
Também vamos focar na recuperação do parque industrial da cidade, implementando novas empresas próximas à BR-040, trecho no qual Itaipava está inserido, oferecendo incentivos fiscais e uma logística eficiente para o escoamento da produção. Na segurança, vamos contar com uma reorganização do Centro de Monitoramento, com equipamentos avançados para reconhecimento facial e de placas, além de recapacitar a guarda civil para que possa atuar de forma mais ampla. É preciso ainda aumentar o diálogo com a Polícia, estudando novas bases para a região e maior cobertura da localidade.

Eduardo do Blog – O projeto do Departamento de Engenharia de Transportes PET/COPPE/UFRJ está pronto para receber investimentos do nosso Governo e também através de emendas parlamentares de deputados comprometidos com o nosso projeto para duplicar pontes, alterar a geometria do trevo, duplicar trechos e vias fundamentais, como a estrada atrás do Parque Municipal.
Investir em mobilidade é dar qualidade de vida ao trabalhador que perde até 3 horas em média no transporte público e no trânsito. Investir em mobilidade é melhorar a economia, já que o empresário precisa escoar a produção e o turista também não quer ficar preso no trânsito.
Mobilidade urbana pode não trazer votos, mas vai tornar Petrópolis uma cidade melhor para a nossa gente e atrair investimentos gerando empregos e renda. A economia melhorando, a saúde financeira da Prefeitura de Petrópolis será impactada favoravelmente e, só assim, finalmente, vamos voltar a crescer.
Eu sou gestor público e não terei que dividir a prefeitura da cidade entre aliados políticos, tendo assim a independência para fazer o que é preciso para melhorar a vida das pessoas. A melhor política social é o emprego! Investir em mobilidade é um dos pilares para o desenvolvimento. Não vou recuar um centímetro na missão de recuperar a economia da nossa cidade.

Hingo Hammes – A gente sabe que o trânsito em Itaipava é complicado, mas com bons projetos e articulação com Governo Federal e Estadual, é possível fazer acontecer. É fundamental implantar dois anéis viários estratégicos: um perto do Horto Mercado e outro próximo ao Supermercado Bramil. Esses anéis vão ajudar a organizar o trânsito, reduzir os engarrafamentos e facilitar o dia a dia de quem mora e trabalha em Itaipava.
Com essas melhorias, o tempo que a gente perde no trânsito vai diminuir. A ideia é que Itaipava se torne um lugar mais fácil e rápido para se deslocar, melhorando a qualidade de vida para todos. Vamos também revitalizar o Horto Mercado, transformando-o em um verdadeiro polo de compras e lazer, um lugar onde moradores e turistas possam aproveitar bons momentos. Isso vai atrair mais visitantes, gerar emprego e renda para a região, e impulsionar o comercio local.
Além disso, vamos modernizar o Terminal Rodoviário de Itaipava. A ideia é facilitar o acesso à cidade para quem usa o transporte público, oferecendo um serviço mais eficiente e confortável. Isso é essencial para melhorar a mobilidade e a integração de todos que dependem dos ônibus para se locomover. Com essas ações, Itaipava vai se tornar um local de destaque, não só pela beleza, mas também pela qualidade de vida e pelas oportunidades de negócios que vai oferecer.

Rubens Bomtempo – Fui vítima de uma grande injustiça que tirou um ano do nosso mandato e assim que chegamos à Prefeitura enfrentamos a maior tragédia da história. Mesmo assim, não desfocamos nosso olhar dos distritos.
Um dos grandes desafios é a mobilidade em Itaipava. Contratamos um estudo da COPPE/UFRJ para analisar com olhar técnico, e não com achismo, sobre as ações necessárias. E uma já está sendo colocada em prática: o alargamento da Rua Joaquim Agante Moço, cujas obras estão em andamento. No próximo período de governo, vamos seguir esse trabalho. Uma medida prioritária é a duplicação da ponte do Arranha-Céu, que hoje é um grande gargalo. Outra medida é construir uma nova ponte na altura do Hortomercado Municipal. A reconfiguração de todo o trevo de Bonsucesso, melhorando os acessos, será outra prioridade, bem como diversas ações ao longo da Estrada União e Indústria.
Também vamos reformar o Terminal Itaipava e garantir a chegada de ônibus novos, inclusive elétricos, com recursos do PAC Mobilidade. A ação é para toda a cidade e também vai beneficiar Itaipava, Pedro do Rio e Posse.
O nosso trabalho pelos distritos vai além do transporte com dois novos CEIS em Itaipava e mais vagas para crianças de zero a 6 anos. Reformas do CAPS, iluminação de LED e melhoramos a qualidade da educação, com 10 escolas dos distritos se destacando no Ideb. Entregamos a nova Unidade Pré-Hospitalar de Pedro do Rio, que desafogou o atendimento da UPA de Itaipava. Até o fim do mês, iremos entregar a UPH da Posse.

Yuri Moura – É só seguir os estudos realizados e o que está proposto por moradores e setor produtivo. Nos comprometemos com medidas imediatas, articulando os projetos com recursos federais e estaduais, como deputado estadual provei ser possível, já que trouxemos mais de 70 milhões pelo PAC e mais de 11 milhões em emendas parlamentares. Faremos alterações na rotatória do Bramil, na entrada do Hortomercado e na geometria do Trevo de Bonsucesso, além da duplicação da Ponte de Bonsucesso e criação de retorno no Buriti. Vamos trabalhar pela reforma e implantação de vias alternativas e novos acessos para a BR-040. Também garantir gestão de tráfego nos horários de pico, com agentes de trânsito e intervenções, e aos fins de semana por conta da grande presença de turistas e visitantes. Com a mobilidade resolvida, conseguiremos investir mais nos potenciais gastronômicos, de lazer, de eventos e de moda em Itaipava, além das opções de diversão e esporte aos petropolitanos como no Parque Municipal, que precisa ser revitalizado.

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