Residência em TIC do Serratec é um programa de qualificação gratuito que já formou mais de 1000 pessoas em um mercado que sobram vagas e faltam profissionais qualificados.
Estão abertas as inscrições para mais um ciclo do Programa de Residência em TIC do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio. São 24 vagas para a turma que, desta vez, contará com aulas presenciais de segunda à sexta, no horário noturno, no Senac Petrópolis, além das aulas online aos sábados pela manhã.
O programa é gratuito e as inscrições vão até 26 de novembro de 2024. Os candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter o ensino médio concluído e idade mínima de 18 anos até o fim do curso, que dura 8 meses. Pessoas com diversidades funcionais (com deficiência e/ou neuro diversas), pesssoas pretas, mulheres e quem estudou em escola pública terão prioridade. As aulas começam em janeiro e vão até agosto, num total de 650 horas de imersão no universo de tecnologia e da análise de dados. Além disso, os estudantes trabalharam as soft skills mais demandadas da área de tecnologia e aprendem habilidades digitais, ferramentas de inteligência artificial, Excel avançado e Power BI.
É a segunda turma formada em parceria entre o Serratec e o Senac. O objetivo do Serratec é, com novos parceiros, oferecer mais alternativas e oportunidades para quem quer ingressar no promissor mercado de tecnologia, apoiando o surgimento e desenvolvimento de novos profissionais para o setor, fomentar o primeiro emprego, principalmente para jovens, estimular o empreendedorismo e subsidiar o arranjo produtivo regional de tecnologia com a oferta de profissionais qualificados, aumentando a empregabilidade, os novos negócios e o desenvolvimento socioeconômico regional
A Residência em TIC
A Residência em TIC do Serratec é um programa ágil de imersão tecnológica, conceitual-prático, gratuito e de alto impacto socioeconômico na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo dos seus cinco anos, mais de 1000 pessoas já foram qualificadas com índice de contratação imediata que supera os 50%. Cicilia Paraquett, coordenadora dos Programas de Qualificação do Serratec, destaca alguns pontos de sucesso do Programa: “O que temos colhido dessa experiência é que [o programa] tem feito a diferença, tem transformado vidas, não apenas dos residentes, mas também das suas famílias. A integração entre a iniciativa privada, o poder público, as instituições de ensino e pesquisa são fundamentais para o sucesso da iniciativa. Outro diferencial está em não focar apenas no conhecimento técnico, mas também garantir o desenvolvimento das soft skills, tendo as pessoas no centro do processo de aprendizagem”, ressalta.
O Programa é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento na área de tecnologia e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados. Os cursos aliam conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e outras competências digitais. Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os alunos têm oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.
Outras informações no Instagram @serratecoficial. O edital e o link para as inscrições podem ser encontrados em https://serratec.org/residencia-dados/.
Leia também
-
Vereadora Júlia Casamasso apela à Câmara por liberação de verba de até 7 milhões para cobrir falha da Prefeitura na merenda escolar
-
Comércio poderá abrir em horário integral nas segundas-feiras que antecedem o Natal
-
Funcionários da Turp fazem paralisação
-
Bazar da APPO une moda sustentável e solidariedade no combate ao câncer
-
Prefeito eleito Hingo Hammes esclarece sobre a Lei de Contribuição Previdenciária e a responsabilidade de ajuste