Comdep e as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Planejamento e de Proteção e Defesa Civil também vão estar presentes nas ações do Dia D de combate à dengue, zika e chikungunya, que acontece neste sábado (12), em Petrópolis. A mobilização intersetorial da Prefeitura está sendo coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental.
Conscientização em parques e espaços públicos
Entre as frentes de ação, equipes da Comdep e da Secretaria de Meio Ambiente estarão nos Parques Cremerie e Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, realizando atividades de conscientização com o público. Na Praça Visconde de Mauá, a mobilização também será parte da abertura da Temporada de Montanhismo de Petrópolis, com distribuição de material informativo nesta sexta (11) e sábado (12).
“Estamos unindo forças para levar informação e ação para todas as regiões. Esse é um trabalho coletivo, feito por várias secretarias e com o apoio direto da população. O combate à dengue é uma responsabilidade compartilhada”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Limpeza urbana e conscientização nas comunidades
Nas comunidades, a Comdep vai realizar um trabalho com carro de som, que circulará transmitindo mensagens educativas. Além disso, haverá recolhimento de entulhos em pontos com registro de focos no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).
“O recolhimento de entulho é essencial para eliminar criadouros. Mas, para o trabalho ter efeito, é preciso que cada um olhe para o seu quintal, seu vaso de planta, seus reservatórios e nos ajude a coibir o descarte ilegal”, destacou Fernanda Ferreira, presidente da Comdep.
Conscientização comunitária é foco da Secretaria de Meio Ambiente
A orientação é que a população participe ativamente da mobilização, vistoriando suas casas e eliminando qualquer foco de água parada.
“O que estamos fazendo é reforçar a importância das atitudes simples: virar garrafas, tampar tonéis, limpar calhas. Quando todos colaboram, conseguimos reduzir os riscos de forma significativa”, afirmou Albano Filho, o Baninho, vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente.
Saúde, Defesa Civil, Obras e Planejamento também na mobilização
As ações da Secretaria de Saúde também serão intensificadas. Ao todo, 79 Agentes de Combate às Endemias estarão nas ruas para identificar e desfazer focos do mosquito. Haverá panfletagem nos terminais rodoviários do Centro e do Itamarati, além das praças Visconde de Mauá e da Vila de Secretário. A vacina contra a dengue estará disponível das 9h às 16h, em 16 salas de vacinação da cidade, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos. Nesta sexta-feira (11), uma palestra sobre arboviroses será realizada no Centro de Educação Infantil Tina Grazinolli, como parte do Programa Saúde na Escola.
A Defesa Civil também participa, com envio de mensagens via SMS e distribuição de material educativo aos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).
Ações informativas nas ruas também fazem parte da mobilização. Nesta sexta-feira (11), a Rua Bingen recebe panfletagem organizada pela Secretaria de Obras. Nas redes sociais, a Secretaria de Planejamento e Orçamento promove uma campanha de conscientização sobre os cuidados diários contra a proliferação do mosquito.
Leia também
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio
-
Penúltima audiência pública sobre a formalização dos bairros de Petrópolis acontece nesta terça
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30