Em uma cerimônia marcada por emoção, reconhecimento e celebração da trajetória científica brasileira, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa do MCTI, comemorou seus 45 anos de existência na última sexta-feira, 16 de maio, em evento realizado na sede da instituição, em Petrópolis (RJ). A solenidade contou com a presença de autoridades, ex-diretores, pesquisadores, colaboradores, alunos e parceiros institucionais.
A comemoração ocorreu em um momento simbólico: no mesmo ano em que foi sancionada a Lei nº 10.716/2025, que reconheceu Petrópolis como Capital Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, e após a ALERJ declarar o LNCC como Patrimônio Histórico, Científico e Cultural do Estado, por meio do PL nº 5.112. Essas conquistas reforçaram o papel estratégico da instituição no cenário científico nacional.
Na abertura da cerimônia, o diretor do LNCC, Prof. Fábio Borges de Oliveira, destacou as principais conquistas da instituição e anunciou a realização da Reunião do BRICS, que teve lugar nos dias 17 e 18 de maio, na sede do LNCC.
Um dos pontos altos do evento foi a homenagem ao ex-diretor da instituição, professor Augusto César Gadelha Vieira, em reconhecimento às suas contribuições fundamentais ao longo das décadas, seguida por uma emocionante homenagem póstuma ao ex-diretor, professor Marco Antônio Raupp, representado pelo seu filho, Augusto Raupp, e ao professor Artur Ziviani, cuja família recebeu uma placa em seu nome. Os ex-diretores professores Antônio César Olinto, Abimael Fernando Dourado Loula e Pedro Leite da Silva Dias não puderam comparecer, mas foram devidamente homenageados.
Além dos 45 anos do LNCC, foram celebradas outras datas significativas e homenagens foram entregues à professora Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do LABINFO, pelos 25 anos do Laboratório de Bioinformática (LABINFO); ao professor Antônio Tadeu Azevedo Gomes, coordenador-substituto da Coordenação de Pós-Graduação e Aperfeiçoamento (COPGA), pelos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional; e ao senhor Wagner Vieira Léo, coordenador da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIC), pelos 10 anos do supercomputador Santos Dumont.
Em um momento descontraído, o evento contou ainda com a participação especial do personagem Santos Dumont, interpretado pelo ator Sylvio Costa Filho, que interagiu com o público e posou para fotos ao lado dos homenageados.
A cerimônia também incluiu a entrega de uma placa comemorativa ao senhor Francisco Roberto Leonardo, diretor da FACC, pelos 21 anos da Fundação, e uma homenagem especial aos 40 anos do MCTI, com a exibição de um vídeo da Ministra Luciana Santos, representada no evento por Everton Goursand de Freitas, coordenador da COPTR.
Leia também
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio
-
Penúltima audiência pública sobre a formalização dos bairros de Petrópolis acontece nesta terça
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30