O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) recebeu, no dia 7 de julho, a delegação do Instituto de Pesquisa em Inteligência Artificial de Xangai (SAIRI), liderada pelo seu presidente e reitor, Dr. Song Haitao. A visita ocorreu no contexto da participação do Dr. Song em eventos voltados à inteligência artificial realizados no âmbito do BRICS 2025.
A delegação do SAIRI, composta também pelo Sr. Ji Xinhua, presidente da empresa de computação em nuvem UCloud, e pelo Sr. Wu Chenxuan, diretor de Colaboração Internacional do SAIRI, demonstrou particular interesse em estreitar relações com instituições brasileiras de pesquisa, tendo o LNCC como um dos principais interlocutores para possíveis parcerias estratégicas em inteligência artificial e nuvem computacional.
A delegação foi recebida pelo Diretor do LNCC e a Prof.a. Carla Osthoff que fizeram conexões com áreas de pesquisa de interesse em ambas as instituições. A visita finalizou com um tour pelo campus do LNCC e uma visita ao Supercomputador Santos Dumont.
A visita da delegação chinesa representou um importante passo no fortalecimento da cooperação internacional em inteligência artificial entre Brasil e China, especialmente no contexto da agenda estratégica do BRICS para a próxima década.
Leia também
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30
-
Depressão na terceira idade exige atenção e acolhimento especializado
-
Cartilha Parlamentar de Turismo é apresentada na Câmara Municipal
-
Museu dos Brinquedos participa da 19ª Primavera dos Museus com programação especial sobre mudanças climáticas