Divulgação

Duo Santoro homenageia, no Museu Imperial, compositoras brasileiras vivas em turnê inédita. Evento é gratuito

Em agosto e em setembro, violoncelistas gêmeos apresentam o concerto “O compositor é vivo!”. Pela primeira vez, a apresentação é dedicada exclusivamente a compositoras, com recitais em Cabo Frio, Engenheiro Paulo de Frontin, Niterói, Petrópolis e Rio de Janeiro
Com mais de três décadas de carreira, Paulo e Ricardo Santoro, os violoncelistas gêmeos cariocas mais renomados do Brasil, farão, em agosto e em setembro, uma turnê inédita pelo estado do Rio de Janeiro. O Duo Santoro percorrerá cinco cidades com o concerto “O compositor é vivo!”, que terá entrada gratuita.
Contemplado pelo edital “Fluxos Fluminenses”, o projeto é patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. Pela primeira vez desde o início do projeto, em 2019, os concertos apresentarão um programa totalmente dedicado a músicas compostas por mulheres brasileiras vivas, incluindo duas estreias mundiais de compositoras pernambucanas.
O repertório do concerto, com exceção das duas estreias mundiais, foi construído ao longo da rica trajetória do Duo Santoro, apresentando uma diversidade de estilos que vai do clássico ao popular – de sonatas e minuetos a valsas e marchas. Para enriquecer a experiência do público, os músicos farão comentários detalhados sobre as obras, suas curiosidades e as histórias das compositoras. Com acessibilidade em Libras, a turnê, que já passou pelas cidade de Cabo Frio e de Niterói em agosto, agora segue para Petrópolis (7 de setembro, no Museu Imperial), Rio de Janeiro (14 de setembro, no Centro da Música Carioca Artur da Távola) e encerra em Engenheiro Paulo de Frontin (27 de setembro, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Sacra Família do Tinguá).
Para ampliar o alcance da música clássica contemporânea e dar ainda mais voz à atuação feminina na composição, o Duo Santoro produzirá um podcast especial. Mediado pelos músicos, o programa contará com a participação das compositoras Monique Aragão (fluminense) e Raquel Paz (pernambucana), e será veiculado nos canais do Duo Santoro no YouTube e no Spotify. Além disso, as partituras das duas músicas inéditas serão doadas ao portal “Musica Brasilis”, o maior acervo online de partituras de compositores brasileiros, garantindo acesso gratuito e universal a essas novas criações.
“É com enorme alegria e satisfação que o Duo Santoro apresentará a sétima edição do projeto “O compositor é vivo!”; celebrando as nossas incríveis mulheres compositoras brasileiras”, exalta Paulo Santoro, ressaltando que o duo segue na missão de “divulgar a música brasileira que se faz hoje.” Já o irmão Ricardo complementa: “tenho certeza que esta sétima edição do projeto representará um marco na carreira do Duo Santoro e uma oportunidade única para o público do Estado do Rio de Janeiro”, conclui.

Dia 7 – domingo – Petrópolis-RJ
Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)
Horário: 11h
Entrada gratuita. Ingressos poderão ser retirados na bilheteria a partir das 10h, no dia do concerto.
Capacidade: 80 lugares

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: