Reunião virtual promovida pelo Conselho de Revisão do Plano Diretor vai debater distrito de Cascatinha
A penúltima audiência pública para debater a proposta de formalização dos bairros de Petrópolis vai acontecer nesta terça-feira (30/09). O encontro será o quarto dentro da consulta pública promovida pelo Conselho de Revisão do Plano Diretor (CRPD). O foco dessa vez é o distrito de Cascatinha.
A reunião virtual começa às 18h e, para participar, basta acessar as videochamadas pelos links disponibilizados no site da Prefeitura (https://www.petropolis.rj.gov.br). São duas salas virtuais, uma aberta às 18h e outra às 19h, ambas disponíveis para todos os interessados (para acompanhar a reunião na íntegra, é necessário acessar os dois links).
“Entramos na reta final da consulta pública e continuamos convidando a população para participar efetivamente desse trabalho. A formalização dos bairros terá um papel muito valioso na formulação de políticas públicas que vão impactar a vida da população diretamente. Por isso que é fundamental ouvir os moradores, que são quem melhor conhece cada localidade de Petrópolis”, afirmou o secretário de Planejamento e coordenador do Conselho de Revisão do Plano Diretor (CRPD), Fred Procópio.
A formalização dos bairros é uma questão que se arrasta há mais de uma década. Somente este ano, a elaboração de um estudo técnico avançou e uma proposta inicial de criação de bairros em 44 localidades foi apresentada e aprovada pelo CRPD. Depois disso, foi iniciada a consulta pública por meio do site da Prefeitura, que permite que qualquer pessoa consulte os mapas e apresente sugestões.
Também faz parte da consulta a realização das audiências públicas. Até aqui, já houve três reuniões para tratar da delimitação dos bairros de Posse, Pedro do Rio e Itaipava. Depois de Cascatinha, a última audiência vai tratar do primeiro distrito, no dia sete de outubro, também às 18h.
As 44 localidades mapeadas são: Alto da Serra, Araras, Bingen, Bonfim, Brejal, Carangola, Cascatinha, Castelânea, Caxambu, Centro, Coronel Veiga, Corrêas, Córrego Grande, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Floresta, Independência, Ingelheim, Itaipava, Itamarati, Manga Larga, Meio da Serra, Morin, Mosela, Nogueira, Pedro do Rio, Provisória, Quarteirão Brasileiro, Quissamã, Quitandinha, Retiro, Ribeirão Grande, Rio Bonito, Roseiral, Samambaia, Santa Rosa, São Sebastião, Secretário, Siméria, Taquaril, Vale das Videiras, Vale do Cuiabá e Valparaíso.
Leia também
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30
-
Depressão na terceira idade exige atenção e acolhimento especializado