sáb. jul 2nd, 2022

Defesa Civil fortalece trabalho com as comunidades para ampliação e formação dos NUDECs

Município reforça trabalho de alinhamento com as comunidades e avança com ações por novas localidades


A Secretaria de Defesa Civil retoma o trabalho de formação e capacitação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC). A medida segue o planejamento de ações da Prefeitura para a preparação das comunidades, com foco no estímulo à resiliência local. A proposta é reativar as ações nas 30 comunidades dos nove NUDECs já estruturados e avançar para novas localidades. Para isso, a busca por parcerias é uma alternativa. Nesse sentido, a Defesa Civil alinha trabalho em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é fortalecer a cultura da prevenção e capacidade de identificação de riscos nas comunidades.
“Acabamos de passar por momentos muito difíceis e estamos nos recuperando. O fortalecimento das comunidades é uma importante iniciativa e com os NUDECs mantemos o diálogo constante para entender as necessidades locais”, pontuou o prefeito Rubens Bomtempo.
A Defesa Civil já deu início à estruturação do trabalho com a retomada das primeiras reuniões, que foram realizadas com os moradores das localidades do Quitandinha, Vila Rica e Retiro. O cronograma perpassa por todos os demais NUDECs já mobilizados no município no Morin, Estrada da Saudade, Vinte Quatro de Maio, Vale do Cuiabá, Floresta e Posse.
Todo o trabalho que vem sendo realizado pelo município foi apresentado à Fiocruz, que também possui ação com as comunidades. Por meio dos Fóruns Locais para a formação dos Conselhos Locais de Saúde, a instituição trabalha para o fortalecimento local. A iniciativa reúne representantes de moradores e do poder público, para atuação conjunta na discussão e busca de soluções para os problemas locais.
“Os NUDECs e os Conselhos Locais de Saúde são iniciativas com objetivos comuns, o principal, fortalecer as comunidades para uma cultura de prevenção, identificação de risco e melhoria da qualidade de vida da população local. Com a união desses esforços o município só tem a ganhar e avançaremos no nosso objetivo de tornar a cidade cada vez mais resiliente”, destacou o diretor de projetos da Defesa Civil, Rodrigo D’Almeida.

Programa Integrações Comunitárias
O trabalho da Defesa Civil com as comunidades faz parte do Programa Integrações Comunitárias, por meio do qual são estruturadas duas iniciativas: os NUDECs, que preparam as comunidades para uma atuação de prevenção e identificação de riscos, com foco na resiliência local; e as Equipes da Acolhida, preparadas para o atendimento e acolhimento da população nos pontos de apoio para os dias de chuva forte nas comunidades.
Com o programa, a Defesa Civil fortalece as comunidades de forma que atuem alinhadas às orientações de segurança em situação de risco. E nesse momento, as equipes repassam as recomendações não só para dias de chuva forte, mas identificam as necessidades locais para implementação de ações para o período de estiagem, com a abordagem de medidas de prevenção a incêndios em vegetações.
“Estamos revisando todos os nossos protocolos e a identificação das necessidades locais é fundamental para a adequação das ações de segurança em cada localidade. Neste momento, estamos fortalecendo as recomendações de prevenção aos incêndios”, pontuou o secretário de Defesa Civil, Tenente Coronel Gil Kempers.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: