Motoristas com carro emplacado no Rio de Janeiro já sabem em quais datas para quitar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) do próximo ano. O calendário foi divulgado, pelo governo fluminense e poderá ser pago em cota única ou em até três parcelas. O contribuinte que decidir pelo pagamento em cota única terá um desconto de 3%.
A primeira parcela ou cota única está programada para vencer já no dia 23 de janeiro, para veículos com placa final 0. Na modalidade parcelada, a segunda obrigação vence entre o final de fevereiro e o começo de março; e a terceira, entre o final de março e o começo de abril.
O valor do IPVA, de caráter estadual, é baseado no valor venal dos veículos e segue a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). No caso do Rio de Janeiro, a tabela estipula 4%, para carros flex; 2%, para motos; 1,5%, para automóveis movidos a GNV; e 0,5%, para carros elétricos.
Os valores oficiais das alíquotas ainda serão divulgados pelo governo do Rio de Janeiro até o final deste ano.
O pagamento do IPVA será realizado por meio de uma GRD (Guia de Regularização de Débitos), que poderá ser retirada no Portal do IPVA, da Secretaria de Estado de Fazenda, ou no site do banco Bradesco.
Confira o calendário:
Leia também
-
Balcão de Empregos: mais 104 vagas para esta semana
-
Prefeituras de Petrópolis e Teresópolis celebram acordo sobre ICMS
-
Trânsito caótico e falta de fiscalização impactam moradores e empresários em Itaipava
-
Hingo Hames é eleito prefeito de Petrópolis
-
Movimento Petrópolis 2030 chega a 28 entidades associadas em prol do desenvolvimento econômico da cidade