BANDA FREI ANICETO NO DESFILE DE SETE DE SETEMBRO

A tradicional Banda Marcial Frei Aniceto, da Escola São Judas Tadeu, participará do desfile cívico de Sete de Setembro, na rua do Imperador, e promete surpreender o público. As novidades são muitas, entre elas, um novo uniforme e mudanças no repertório, de acordo com o padrão de qualidade do Grupo Dó Ré Mi, que assumiu a direção artística da banda ano passado, e recentemente foi incorporado pela Escola de Música Cristo Redentor.
São 42 componentes, sendo 38 entre alunos e ex-alunos da São Judas, e mais quatro convidados especialmente para este desfile. A atual qualificação de seus músicos oferece uma formação sólida, com aulas individuais de instrumentos e classes de teoria musical, além da prática e da vivência que agrega valores de disciplina, concentração, noções de respeito ao próximo e todo o aprendizado que envolve o trabalho em grupo.
O comandante e regente da banda, Bernardo Klippel, vive essa experiência há 13 anos na Frei Aniceto: “A música nos propicia um desenvolvimento cognitivo, tanto que minha concentração melhorou. Sendo uma atividade coletiva, aprendi a lidar com pessoas de personalidades diversas, conheci o espírito de equipe e trago isso para a minha vida pessoal” – conta ele, que diz não saber “mais viver sem a banda. Cresci aqui, evolui junto, me tornei chefe de naipe e a liderança foi aflorando até me tornar regente e comandante”. Além da experiência da prática em banda marcial, Bernardo é graduado em Música, pós graduado em regência, e participa de outros grupos musicais da cidade como trombonista, além de tocar bombardino e tuba.
“Temos a satisfação de possibilitar esse grande processo de qualificação da banda, que há 20 anos atua com muita fibra e paixão de toda a comunidade. Agora estamos trabalhando com a estrutura que o grupo merece”– festeja o maestro Leonardo Randolfo, diretor Artístico. Segundo ele, o novo uniforme vem com maior elegância ainda, nas cores vermelha e branca com detalhes em dourado, coroando assim o investimento feito na Frei Aniceto.
Sob a direção Geral de Samea Ázara, gestora da São Judas Tadeu, em 2022, a banda iniciou uma nova fase, quando passou a fazer parte do Dó Ré Mi, com a criação do Programa de Educação Musical implantado pelo grupo. Trata-se de um projeto de formação musical de excelência, que beneficia os alunos com aulas de teoria musical, solfejo, ritmo, percepção e ordem unida, além de instrumentos como trompete, trombone, bombardino, trompa, tuba e percussão.
Fundada em 2002, pela então diretora Mônica Chung, a Banda Marcial Frei Aniceto completou 20 anos no ano passado. Em seu currículo constam apresentações em eventos diversos, solenidades públicas e privadas, notadamente nos desfiles de Sete de Setembro. Seu nome foi escolhido em homenagem ao fundador da Escola S. Judas Tadeu, o educador e frade franciscano Frei Aniceto Kroker.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: