A Prefeitura de Petrópolis divulgou nesta segunda-feira (16) os resultados do quarto Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2023, realizado entre os dias 2 e 6 de outubro. O município se manteve dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com um índice de infestação de 0,16%, considerado satisfatório, sendo inferior a 1%.
“Os agentes de Combate a Endemias (ACEs) visitaram um total de 7.902 imóveis em toda a extensão do município, abrangendo desde o primeiro até o quinto distrito, onde foram identificados focos do mosquito em apenas 13 residências”, disse o prefeito Rubens Bomtempo enfatizando a importância da contínua responsabilidade da população na prevenção.
A ação foi coordenada pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental e, nos 13 imóveis com focos identificados, criadouros foram eliminados e larvicidas foram aplicados em recipientes como vasos, pratos e frascos de plantas, bem como em bebedouros destinados a animais. Segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, vale ressaltar que todos os estratos apresentaram índices de infestação predial satisfatórios.
“O resultado positivo do quarto LIRAa reforça a eficácia das estratégias adotadas para conter a propagação do Aedes aegypti, com destaque para o engajamento da comunidade na prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito”, enfatiza o secretário de Saúde.
Leia também
-
CPTrans e forças de segurança promovem ato de destruição de escapamentos irregulares de motos barulhentas
-
Relatório internacional sobre crise ambiental reforça relevância da XXXI Semana Científica da UNIFASE/FMP
-
Pais de alunos das creches São Judas e Santo Antônio se juntam para ajudar as unidades que correm o risco de descontinuidade
-
Hospital Santa Teresa realizou quatro mutirões de cirurgias ortopédicas no último trimestre
-
Petrópolis 2030: tecnologia como bandeira no ato em defesa do novo supercomputador no LNCC