O varejo já começou a programação de contratações temporárias para o final do ano, época mais importante de vendas. Os novos postos de trabalho são incentivados, sobretudo, pela proximidade com a Black Friday e o Natal. O cenário econômico ajuda: queda da taxa de juros e inflação mais controlada são norteadores importantes para aqueles que pretendem investir.
“O Dia das Crianças foi um bom indicador para o varejo e deu largada no planejamento para as vendas do final do ano. A expectativa é positiva. Em setembro, 10% das vagas são criadas, mas é em novembro que a busca por emprego atinge o auge, com 60% das vagas sendo abertas. A alta no consumo deve crescer cerca de 10% até os dias que antecedem o Natal”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.
A perspectiva da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para o mercado de trabalho na reta final do ano confirma o otimismo: 2023 deve ter 262 mil vagas temporárias, um aumento de 8,14% em relação a 2022. Ainda segundo a CNA, o número é o mais alto desde 2014, quando foram geradas 299,7 mil vagas. O maior empregador será o comércio, com previsão de 173 mil postos, enquanto o segmento de hospedagem e restaurantes contribuirão com 63 mil vagas. Rio de Janeiro tem previsão de criação de 16 mil empregos:12% das vagas temporárias podem ser tornar efetivas no início de 2024.
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