A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa nesta quarta-feira (22) e vai até domingo (26), homenageia nesta edição a escritora, poetisa, diretora, tradutora, desenhista, cartunista e jornalista brasileira Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu.
Milena Britto, co-curadora da Flip 2023, destaca que Pagu é muito inspiradora de movimentos feministas, mas que também produziu obras muito complexas, como desenhos, poesias, crônicas, romance. “A gente acaba celebrando a figura, o mito, a imagem da Pagu e deixando de observar a obra”.
Milena ressalta que esta edição está bem feminina, com autoras negras e artistas indígenas. “A gente conseguiu trazer artistas de várias partes do Brasil, que vão complementar as falas que as mesas vão proporcionar. Vai ter muita poesia boa, publicações sobre Pagu, inclusive inéditas. A família toda tem programação cultural”, disse Milena.
A cantora Adriana Calcanhotto fará um show inédito homenageando Pagu na abertura da 21ª Flip, às 21h, no Auditório da Praça. Além das 20 mesas literárias, a programação será composta por oito performances artísticas, cada uma concebida para criar um diálogo com as discussões da 21ª edição da festa.
A programação completa da Flip está no site da feira. https://www.flip.org.br/programacao-flip-2023/?cat=programa-principal
Leia também
-
Vale Encantado abre as portas em Petrópolis na quinta-feira, 14, para o feriado da Proclamação da República
-
Criatividade e sabor marcam as eliminatórias do Desafio dos Chefs no Petrópolis Gourmet 2024
-
“Natal na Serra Sustentável e Solidário” estreia em Petrópolis com atrações especiais e encantos natalinos
-
Rua Teresa recebe edição do Agito Gastronômico do Petrópolis Gourmet
-
Abertura do Natal Sesc RJ, em Petrópolis, terá acendimento de árvore, queima de fogos, chegada do Papai Noel, tirolesa e projeção de luz e imagens