Pacientes fibromiálgicos de Petrópolis já podem contar com a carteira de identificação que garante a prioridade no atendimento em estabelecimentos comerciais, estacionamentos e órgãos públicos. A Lei, de autoria do Vereador Eduardo do Blog, foi promulgada em novembro pela Câmara Municipal e determina que o documento seja expedido pela Prefeitura em um prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 15 em caso de justificada necessidade.
Além disso, o Vereador também aprovou neste mês na Casa Legislativa, a Lei 8.131/2021 que aguarda sanção do Executivo e busca beneficiar os pacientes, tornando obrigatória a inclusão do símbolo mundial da fibromialgia em placas ou avisos de atendimento prioritário, como já ocorre com gestantes, idosos e pessoas com autismo (esta última também de iniciativa do Vereador, já colocada em prática nos estabelecimentos e transportes públicos da cidade).
“A fibromialgia, apesar de prejudicar muito a vida das pessoas que com ela convivem, não é visível aos olhos, o que pode dificultar o exercício dos direitos pelas pessoas que convivem com a doença. A aprovação desta Lei é um passo no campo das políticas públicas que garantam plena inclusão aos fibromiálgicos”, disse Eduardo do Blog.
Recentemente, o Vereador também pediu a implantação em Petrópolis de um “Centro de Tratamento da Dor” para atender, não só fibromiálgicos, mas também demais pacientes que sofrem com dores crônicas de outras naturezas, oferecendo profissionais especialistas em diversas áreas de atuação, desde médicos e acupunturistas até psicólogos e farmacêuticos. O requerimento foi protocolado junto ao Congresso Nacional.
“Este requerimento visa quem sofre com dores extremamente angustiantes, que prejudicam diretamente o dia a dia dos indivíduos. Sabemos que a demanda para este tipo de tratamento não é baixa em Petrópolis, por isso, espero encontrar amparo na nossa Câmara Federal para o projeto”, finalizou o Vereador.
Leia também
-
CPTrans e forças de segurança promovem ato de destruição de escapamentos irregulares de motos barulhentas
-
Relatório internacional sobre crise ambiental reforça relevância da XXXI Semana Científica da UNIFASE/FMP
-
Pais de alunos das creches São Judas e Santo Antônio se juntam para ajudar as unidades que correm o risco de descontinuidade
-
Hospital Santa Teresa realizou quatro mutirões de cirurgias ortopédicas no último trimestre
-
Petrópolis 2030: tecnologia como bandeira no ato em defesa do novo supercomputador no LNCC