Novas turmas do curso “Agente Capaz” disponíveis nos dias 7 e 8 de dezembro para preparar moradores diante de emergências
A Associação SOS SERRA está oferecendo novas oportunidades para a comunidade local se capacitar em prevenção e resgate. Mais de 600 pessoas já passaram pelo treinamento, e agora surge a chance para você ou um conhecido. Nos dias 7 e 8 de dezembro (quinta e sexta-feira), a SOS SERRA abrirá novas turmas do curso “Agente Capaz”, focado em preparar os moradores da cidade para lidar com situações de emergência.
O curso aborda diversas áreas cruciais, desde como agir em enchentes, inundações, deslizamentos até acidentes domésticos e outras situações. Com apenas 30 vagas por dia, as inscrições estão prestes a encerrar, garantindo uma oportunidade imperdível para a comunidade.
“Os agentes locais são os primeiros a chegar às comunidades atingidas em caso de ocorrências e, estando treinados, eles podem atuar no socorro inicial salvando vidas. Nem sempre pessoas de fora conseguem chegar rapidamente aos locais afetados pelas chuvas, por causa de ruas fechadas, barreiras. Sem falar na possibilidade de ensinar pessoas a realizarem ações de prevenção e terem conhecimento sobre os riscos das mudanças climáticas”, diz Leo Farah, fundador da Humus.
A capacitação, que tem a duração de um dia completo (8 horas), é conduzida pela renomada organização não governamental Humus Brasil, contratada pela SOS SERRA. A Humus Brasil é reconhecida por sua atuação efetiva em resposta emergencial a desastres naturais, já tendo prestado auxílio em situações críticas, como os ocorridos em Petrópolis, no litoral de São Paulo e na Turquia.
O treinamento será realizado no galpão da SOS SERRA, localizado no Quitandinha. Cada aluno participará em um único dia, durante 8 horas, de forma gratuita, com alimentação incluída.
Para garantir sua vaga e participar dessa oportunidade essencial de capacitação em prevenção e resgate, entre em contato através dos canais de comunicação da SOS SERRA.
Nos cursos, estão incluídos os equipamentos necessários para as aulas e alimentação durante o dia para os alunos inscritos. Além disso, cada participante vai ganhar um certificado de conclusão.
“Eu fiz o curso da Humus em março de 2022, logo após a tragédia, e foi importantíssimo para mim, pois aprendi a salvar vidas com as técnicas ensinadas e mais responsabilidade. Aprendi também a importância de sair da área de risco no momento certo, já que as chuvas na cidade – infelizmente – são recorrentes, “ diz Josiana, líder comunitária da Primeiro de Maio, uma das áreas mais afetadas pelas chuvas em Petrópolis.
Leia também
-
CPTrans e forças de segurança promovem ato de destruição de escapamentos irregulares de motos barulhentas
-
Relatório internacional sobre crise ambiental reforça relevância da XXXI Semana Científica da UNIFASE/FMP
-
Pais de alunos das creches São Judas e Santo Antônio se juntam para ajudar as unidades que correm o risco de descontinuidade
-
Hospital Santa Teresa realizou quatro mutirões de cirurgias ortopédicas no último trimestre
-
Petrópolis 2030: tecnologia como bandeira no ato em defesa do novo supercomputador no LNCC