Petrópolis poderá contar com um Programa Municipal de Incentivo à Prática do Teqball, mais conhecido como futmesa. O Projeto de Lei, de autoria do vereador Marcelo Chitão, foi aprovado na Câmara Municipal durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (20).
De acordo com o texto, para a criação do programa a Prefeitura poderá celebrar parcerias com empresas, fundações públicas ou privadas, bem como organizações da sociedade civil, para a instalação e manutenção de quadras de futmesa em espaços públicos, como praças, parques e outros locais de livre acesso ao público. As empresas poderão inserir sua marca nas mesas instaladas e ficarão com os custos de instalação e manutenção das quadras sem qualquer ônus para o município.
Em sua justificativa, o vereador citou que a prática de atividade física é fundamental para a promoção da saúde e do bem-estar da população.
“A falta de exercícios físicos regulares pode levar a diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão, além de causar impactos negativos na saúde mental das pessoas. Essa iniciativa busca fomentar a prática de atividade física de maneira acessível e gratuita para a população, além de criar espaços de convivência e socialização nos locais em que as quadras serão instaladas”, disse.
Ainda de acordo com Chitão, a parceria com empresas privadas para a instalação e manutenção das quadras de Futmesa é uma forma de viabilizar a implementação do programa sem gerar custos para o município. Além disso, a inserção da marca das empresas nas mesas de Futmesa não comprometerá a integridade do patrimônio cultural, histórico e ambiental da cidade.
A proposta segue para apreciação do Poder Executivo.
Sobre o Teqball – Também conhecido como futmesa, o Teqball é um esporte profissional que conta até mesmo com uma Copa do Mundo exclusiva. De modo simplificado, é como uma mistura entre tênis de mesa e futebol. O esporte está presente em mais de 140 países e a modalidade segue em expansão, conquistando cada vez mais adeptos.
Leia também
-
Retorno da natação ao Jeups reúne mais de 100 estudantes na E.M. Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio
-
Com apoio do Comitê Piabanha, Geógrafo irá pedalar 3,5 mil km, do Rio até a COP30, em projeto de educação ambiental
-
Receita libera consulta ao quinto lote de restituição do IRPF 2025
-
Festival Paralímpico em Petrópolis promove inclusão para 345 crianças e jovens
-
Rebeca Andrade participa de painel sobre Esporte e Educação no SDGs in Brazil 2025