Assinatura de decreto e reunião consolidam que empresários terão 12 meses para iniciar pagamentos de empréstimos
Após aprovação da Lei Estadual 10.379 de 25 abril de 2024 de co-autoria dos Deputados Estaduais Yuri Moura e Chico Machado, enfim 665 empresários, lojistas e empreendedores, terão prorrogação na carência para pagamento do financiamento junto à Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio). Com as chuvas de 2022 e seus impactos, 752 empréstimos foram aprovados pelo Programa Reconstruir Petrópolis, destes, 665 foram liberados. Com as dificuldades do setor produtivo, o pagamento das parcelas foi prorrogado em 2023 e, com as novas chuvas deste ano, novamente mais prazo foi necessário. Isto é, a hora a carência é garantida até abril de 2025.
Ontem, após muita cobrança, o governador Cláudio Castro publicou novo decreto (Decreto nº 49.165 de 21 de junho de 2024) encerrando as distorções de prazo que gerou cobranças indevidas aos empresários que possuem a carência garantida na lei de Yuri Moura e Chico Machado. Hoje, terça (25/06), pela manhã, Yuri esteve na sede da AgeRio em reunião com o presidente Sérgio Gusman e lá teve a garantia do cumprimento e da resolução de quaisquer distorções nos contratos com os empresários.
O decreto consolida que os beneficiários dos contratos com parcelas vencidas entre 15 de abril e 22 de maio de 2024 terão as parcelas em aberto computadas no saldo final, já quem pagou alguma parcela, terá as mesmas descontadas do saldo final. Além disso, aqueles que optarem por manter os prazos originais de seus contratos de financiamento devem formalizar sua vontade junto à AgeRio.
“Estamos acolhendo empresários que possuem algum tipo de distorção nos seus contratos, seguimos abertos inclusive para esse atendimento de quem tiver dificuldades ou dúvidas”, detalhou o parlamentar.
A AgeRio também compartilhou com e equipe de Yuri Moura a plataforma de programas e produtos que os empresários e empreendedores de Petrópolis podem ser atendidos. Na reunião Yuri também pediu apoio para os empresários que foram atingidos com os incêndios no centro histórico. “Nosso mandato vai levantar as necessidades de cada um dos empresários afetados e apresentar para a AgeRio. Encaminharemos buscando financiamentos para que possam se reerguer nesse momento tão difícil, garantindo a manutenção dos empregos!”, detalhou.
Na reunião Yuri também abordou a importância de apoio financeiro para o fortalecimento das feiras, desde as de moda circular, passando pelos polos de moda e gastronomia, cerveja, economia popular e solidária em Petrópolis. “As feiras unem o turismo com o comércio dos nossos produtos, gastronomia, cultura e várias outras atividades. Elas estão acontecendo naturalmente pelo esforço dos organizadores, expositores e empresários, muitas delas são formadas por microempreendedores. É preciso dar suporte e apoio”.
“Vamos comemorar! A saga da AgeRio acabou! Gostaria de agradecer aqui ao Governador Cláudio Castro que publicou o decreto e tirou a gente confusão. Gostaria também de agradecer ao Chico Machado, Deputado, que desde sempre nos acolheu com muito carinho e ajudou a gente e ao deputado Yuri Moura que brigou com a gente para que conseguíssemos conquistar a ampliação do prazo de pagamento”, declarou Léo Ventura, proprietário do café Carioca que foi agraciado com a ampliação do prazo de pagamento.
Leia também
-
Felicidade na terceira idade: hábitos e hobbies são aliados do envelhecimento saudável
-
Prefeitura constata furto de cabos de iluminação pública em cinco locais em uma semana
-
Corais dos Canarinhos celebram os 800 anos do Cântico das Criaturas com concerto em Petrópolis
-
Dia do Idoso: Empreendedorismo sênior bate recorde no Brasil
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos