Petrópolis registra incêndios florestaem diversos pontos

Incêndios florestais têm devastado sem trégua as matas de Petrópolis. Somente esta semana cinco grandes incêndios foram registrados, o maior deles no Caxambu, onde foi necessário a utilização de aeronaves no combate às chamas. Também houve registro em Pedro do Rio, Alto da Serra e Itaipava.
De acordo co o Monitor do Fogo, mantido pelo MapBiomas, um área devastada em Petrópolis apenas no mês de agosto foi quase 3,5 vezes maior do que no resto do ano. Somando as áreas queimadas em maio, junho e julho, foram 112 hectares devastados (entre janeiro e abril, não houve destruição captada). Já no mês passado, foram 385 hectares.

Baixa umidade
A falta de chuvas, típicas desta época do ano, é um dos fatores que facilitam a progressão dos incêndios que destroem nossas matas e a fauna. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para baixa umidade para mais de 3,1 mil do país, incluindo Petrópolis. Esse aviso é válido entre 11h e 21h desta sexta-feira (13/09). Segundo o Inmet, a umidade na área do alerta pode ficar entre 30% e 20%.
A Defesa Civil orienta que a população se mantenha hidratada, evite exposição ao sol, não realize atividades físicas ao ar livre durante as horas mais quentes do dia, fique atenta aos sinais de saúde (como sangramento nasal, náuseas, tonturas, pulso rápido ou pele/mucosas ressecadas) e utilize protetor solar.

Falta de água nos bairros
Por conta da severa estiagem, os mananciais da cidade estão sofrente redução no nível de água, gerando falta de abastecimento já observados em alguns bairros.
Em nota, a Águas do Imperador disse que “a situação vem sendo agravada pelas altas temperaturas que levam a um maior consumo de água por parte da população”.
A concessionária esclarece ainda que intensificou o uso das captações alternativas, bombas extra e de caminhões-pipa, alguns abastecendo as regiões afetadas 24 horas por dia, além de executar medidas técnicas com objetivo de equilibrar a distribuição de água.

Como denunciar
O Programa Linha Verde, criado em 2013 pelo Instituto MovRio. disponibiliza um canal de denúncias anônimas, de credibilidade, para que a população informe às autoridades a respeito de crimes ambientais, especialmente contra a fauna e flora, bem como ameaças às áreas de preservação permanente, às Unidades de Conservação e maus tratos aos animais.
As denúncias podem ser feitas através do número (21) 2253-1177
O Disque Denúncia opera em uma estreita parceria com as Secretarias de Estado de Polícia Militar e de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, recebendo as denúncias, segmentando-as por tipo de ocorrência, difundindo-as para as autoridades responsáveis, cobrando e divulgando seus resultados através da Imprensa.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: