Já chegou a Cabo Frio a Bandeira Azul da temporada 2024/2025 que será hasteada no início de dezembro na Praia do Peró. A bandeira foi entregue nesta sexta-feira (01/11) em cerimônia realizada no Yacht Clube da Bahia, em Salvador, onde foram entregues as bandeiras a praias e marinas do Brasil que conquistaram o selo internacional de qualidade ambiental. É a sétima temporada da Bandeira Azul na Praia do Peró, pioneira no interior fluminense a receber o certificado após cumprir as 34 exigências feitas pela coordenação nacional do programa.
A bandeira do Peró foi recebida por Marcos Felipe Vargas, técnico da Secretaria de Meio Ambiente. Ele acompanha a luta da comunidade do Peró desde o início, com apoio da Prefeitura Municipal, para conquistar e manter o selo de qualidade. São exigidos quesitos como a qualidade da água, acesso, guarda-vidas, áreas de escape, segurança e outras exigências, sem contar a beleza cênica do local que encanta os visitantes.
Também foram entregues as bandeiras de outras praias e marinas dos municípios fluminenses (Niterói, Búzios, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Iguaba Grande), inclusive a capital, que também vão desfraldar a bandeira na próxima temporada. O presidente do Instituto Ambiente em Rede, Ricardo Cerruti, destacou que o selo não apenas melhora as condições das praias, mas promove uma mudança de comportamento.
— O principal ponto do programa é a mudança de comportamento das pessoas. O selo cria condições para que as áreas costeiras sejam utilizadas de forma sustentável, com atividades organizadas e uma gestão que respeita o uso coletivo e sem conflitos – comentou.
No encontro com o deputado Dr. Serginho, eleito prefeito de Cabo Frio, ambientalistas, moradores e veranistas do Peró pediram apoio para melhorias que garantam a manutenção da Bandeira Azul por muitos anos. A principal reivindicação é o reforço na fiscalização, atendendo inclusive a recomendação do Ministério Público (estadual e federal) para evitar o loteamento das áreas públicas da areia da praia.
O Selo Bandeira Azul é uma certificação internacional, iniciada na Dinamarca em 1985, que visa incentivar a preservação do meio ambiente e a gestão adequada das áreas costeiras. Para receber o selo, as praias e marinas precisam atender a 34 critérios rigorosos, distribuídos em quatro grupos principais: qualidade da água, infraestrutura, gestão ambiental e educação para a sustentabilidade. No Brasil, o selo é um marco de qualidade, destacando destinos que se comprometem com práticas ambientais exemplares.
Leia também
-
Prefeitura de Teresópolis realiza Feirão de Empregos até quinta, dia 14, na Calçada da Fama
-
Inscrições abertas: Estácio Teresópolis e Lar Jolie oferecem curso gratuito de Cuidador de Idosos
-
Teresópolis participa do Rio Mountain Festival 2024
-
‘Fortalecer a Resiliência na Região Serrana’: Seminário Estadual de Defesa Civil é realizado em Teresópolis
-
Grupo petropolitano Palhastônicos vem fazendo temporada com espetáculo circense “Velho Circo, Novo Mundo” pelo estado do Rio