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DNIT fará novas intervenções na União e Indústria para melhorar acessos e mobilidade em Itaipava

UNITA participou de reunião com o departamento em busca de soluções para Itaipava

A Estrada União e Indústria, uma das principais vias para Itaipava e distritos, vai receber novas intervenções para melhorar a fluidez do tráfego e a segurança de motoristas e pedestres. As obras, já contratadas, foram anunciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão federal responsável pela rodovia, em reunião com o movimento UNITA – Unidos Por Itaipava.

A UNITA foi recebida pelo superintendente do DNIT no Estado do Rio, Fernando Luiz Correia, que mostrou que parte do pleito da associação, de melhorias que deem mais acessibilidade, vai ser contemplado em uma nova etapa de obras em pontos considerados críticos: alargamento da via em frente ao terminal de Corrêas, correção do traçado no Trevo de Bonsucesso e melhorias no Trevo de Pedro do Rio, áreas cruciais para motoristas e pedestres da região.

“A Estrada União e Indústria é vital para nossa região e as melhorias que foram anunciadas são essenciais para garantir mais segurança e fluidez no trânsito. A reforma recente, um custo de R$ 40 milhões, executada pelo governo federal, deixou de fora intervenções prevendo mobilidade para locais considerados gargalos. O DNIT vai fazer essas ações iniciais e a meta é ter um diálogo permanente com o órgão para que mais intervenções sejam viabilizadas como a rotatória em frente ao Bramil”, exemplifica o presidente do UNITA, Alexandre Plantz.

O presidente do UNITA frisa que as intervenções, mesmo ocorrendo além do trecho de Itaipava, influenciam diretamente no distrito. É o caso do alargamento da via em frente ao terminal de ônibus, em Corrêas. Criando mais espaço que, quem vem do Centro, vai poder passar direto e os ônibus que acessam o terminal usarão a pista central, eliminando a retenção.

O empresário assinala que o encontro no departamento federal acendeu expectativa por mais soluções na estrada de 26 quilômetros entre a Barão do Rio Branco e Pedro do Rio, por onde circulam 25 mil veículos diariamente, incluindo ônibus, caminhões e de carros de serviço. “Fomos recebidos com interesse e proatividade. Essa interação com o órgão é essencial para que se viabilize ações necessárias para a região”, aponta Plantz. Participaram do encontro Homero Brantes, coordenador do Serviço de Operações Terrestres, e Wanderson Lopes da Silva, coordenador de engenharia do DNIT no Estado do Rio.

Durante a reunião, também foi discutido o futuro de outros projetos de infraestrutura, como a ligação entre a BR-040 e a BR-495, a estrada de Teresópolis, que poderá ser viabilizada já tendo sido iniciado um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Neste caso, as obras podem ser feitas com recursos federais, estaduais ou municipais, ou uma colaboração conjunta entre os entes.

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