A nova tarifa do transporte, de R$ 5,65, passará a valer a partir do primeiro minuto da próxima sexta-feira (20). O novo valor foi determinado pelo juiz Rubens Soares Sá Viana Júnior, da 4ª Vara Cível de Petrópolis.
O Setranspetro se pronunciou dizendo que, desde o dia 04 de outubro de 2024, protocolou ofício na CPTrans apresentando o estudo atualizado da planilha de custos do sistema e tratou do assunto nas reuniões ordinárias do Comutran, nos dias 14 de outubro e 11 de novembro do presente ano, todas, com registro do assunto em Ata. Inclusive, nas duas ocasiões, o Setranspetro solicitou uma reunião extraordinária para tratar do assunto, mas não teve nenhuma resposta.
Nas Atas das reuniões ordinárias, o sindicato apontou todas as dificuldades que o Sistema de Transporte vem enfrentando, desde o último reajuste, ocorrido há mais de 16 meses, em razão do déficit provocado pelo aumento do preço do óleo diesel, peças, salários e benefícios da categoria dos rodoviários.
“Somado ao desequilíbrio entre o custo e a receita do sistema, as empresas de ônibus recentemente investiram maciçamente em renovação e aquisição de frota, para garantir a continuidade do serviço de transporte coletivo funcionando no município de Petrópolis. Em contrapartida, as operadoras estão sem receber, desde setembro de 2024, o subsídio do Vale-Educação, equivalente a R$ 5,4 milhões até o momento, fato que ampliou as dificuldades de fluxo financeiro que, como consequência, está provocando dificuldades para o pagamento em dia, principalmente, dos salários, benefícios e 13º salário“, diz a nota.
Em suas redes sociais, o prefeito eleito Hingo Hammes se disse contra o aumento da passagem e que já ingressou com uma ação na Justiça para a redução da mesma.
“Já ingressamos com uma ação judicial para tentar reverter esse aumento, seguindo o compromisso que assumi com a população. Vamos seguir trabalhando por um sistema de transporte melhor para o usuário e também para os funcionários”, disse Hingo.
Leia também
-
Hingo Hammes participa de reunião no Ministério dos Transportes para tratar sobre a licitação da BR-040
-
Estado endurece penas contra desmatamentos e queimadas e premia os municípios por aplicação de políticas ambientais
-
Natal Solidário: saiba como doar brinquedos novos e usados
-
Hingo Hammes apresenta novos nomes para o secretariado
-
UNITA e NovaMosanta se unem para buscar soluções para Itaipava