A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou nesta terça-feira (17), em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do presidente da Casa, vereador Júnior Coruja, que cria o Selo de Valorização para atestar a origem e incentivar o consumo de produtos produzidos na comunidade Quilombo da Tapera, localizada em Itaipava.
O objetivo da iniciativa é fortalecer o processo produtivo local, promovendo a geração de renda para as famílias quilombolas e estimulando a comercialização de seus produtos. A medida também busca contribuir para o abastecimento alimentar, oferecendo itens de qualidade a preços acessíveis, além de garantir saúde e segurança alimentar para a população.
A proposta autoriza ao Poder Executivo, firmar convênios e criar programas que promovam ações educativas, pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltados à valorização dos produtos do Quilombo da Tapera. “O selo será um importante instrumento para melhorar a qualidade de vida das famílias quilombolas, intensificar a produção artesanal, viabilizar a certificação dos produtos, e reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação das tradições culturais e produtivas da comunidade, agregando valor e ampliando sua visibilidade no mercado”, destacou o presidente Júnior Coruja.
O projeto segue agora para sanção na prefeitura.
Leia também
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio
-
Penúltima audiência pública sobre a formalização dos bairros de Petrópolis acontece nesta terça
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30