Ação tem como objetivo a qualificação dos agentes no acolhimento da população dentro dos pontos de apoio
Com o objetivo de fortalecer as ações preventivas em comunidades vulneráveis, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, capacitou 140 novos agentes comunitários de Saúde. O treinamento, que ocorreu na manhã da quarta-feira (18), qualificou os agentes para apoiar no acolhimento da população nos pontos de apoio.
“Os agentes comunitários desempenham um papel fundamental na construção de uma cidade mais segura, uma vez que colaboram diretamente para salvar vidas em momentos de adversidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Durante a capacitação, os participantes se engajaram em dinâmicas interativas, conversas estratégicas com trocas de experiências e simulações voltadas para o acolhimento da população nos pontos de apoio. As atividades aplicadas foram desenvolvidas para mostrarem o papel dos agentes como um ponto de acolhimento e multiplicadores de informações, fundamentais na conscientização da população sobre prevenção e resposta a desastres.
“Esses profissionais estão na linha de frente das comunidades. Com a capacitação, eles ampliam sua atuação, auxiliando a Defesa Civil no monitoramento de áreas de risco e na disseminação de alertas durante chuvas intensas”, destacou o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Werner.
Essa ação integra um conjunto de medidas preventivas implementadas pela Prefeitura, que incluem a realização de simulados em escolas, comunidades e com os demais órgãos responsáveis por respostas a desastres.
Leia também
-
Felicidade na terceira idade: hábitos e hobbies são aliados do envelhecimento saudável
-
Prefeitura constata furto de cabos de iluminação pública em cinco locais em uma semana
-
Corais dos Canarinhos celebram os 800 anos do Cântico das Criaturas com concerto em Petrópolis
-
Dia do Idoso: Empreendedorismo sênior bate recorde no Brasil
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos