Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Obras participaram, nesta sexta-feira (27), de um treinamento sobre o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) no Primeiro Distrito. A capacitação reuniu engenheiros e técnicos da prefeitura com o objetivo de atualizar os conhecimentos sobre as metodologias de mapeamento de áreas de risco e reforçar o planejamento estratégico para a mitigação de desastres no município.
“O nosso maior compromisso sempre foi proteger vidas e reduzir os impactos de eventos adversos em Petrópolis. Ao longo da nossa gestão, realizamos investimentos importantes para fortalecer e modernizar a Defesa Civil, incluindo a aquisição de equipamentos, melhorias na infraestrutura e a promoção de treinamentos como este. Essas ações são fundamentais para consolidarmos uma cidade mais segura e resiliente”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo.
Alinhamento técnico e reciclagem de conhecimentos
O treinamento abordou a metodologia utilizada na elaboração do PMRR, os mapeamentos de base aplicados e os parâmetros técnicos empregados na identificação de áreas de risco. Além disso, foram apresentados os avanços e os procedimentos adotados desde a implementação da metodologia, em 2007, promovendo um nivelamento técnico entre os participantes.
Para o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Werner, a capacitação é muito importante para integrar e alinhar as equipes envolvidas. “Este momento é importante para garantir que todos estejam alinhados com a metodologia vigente e possam identificar as principais atualizações ou pontos para revisão no plano. O Plano Municipal de Redução de Riscos é uma ferramenta estratégica para a elaboração de políticas públicas que promovam a segurança da população e direcionam uma atuação a longo prazo, reduzindo vulnerabilidades e fortalecendo a resiliência do município”, destacou Werner.
Planejamento preventivo para respostas mais eficientes
A revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos é uma etapa indispensável para aprimorar o planejamento preventivo e assegurar respostas ainda mais eficientes em situações de emergência, reafirmando o compromisso da Prefeitura com a segurança e a qualidade de vida da população.
Leia também
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio
-
Penúltima audiência pública sobre a formalização dos bairros de Petrópolis acontece nesta terça
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30