Entrou em tramitação na Câmara Municipal de Petrópolis projeto de lei de autoria da Vereadora Professora Lívia Miranda que institui o Fundo Municipal de Tarifa Zero (FUNTAZ), que tem como objetivo implementar a Tarifa Zero no transporte público coletivo da cidade. O texto também indica as fontes que podem subsidiar o fundo e cria regras de gestão e fiscalização do mesmo. A proposta do FUNTAZ é garantir a democratização do transporte público em Petrópolis, assegurando a população petropolitana o acesso a todos os espaços da cidade, o que hoje definitivamente não ocorre, pois os valores cobrados na passagem dos ônibus, reajustado anualmente sem justificativas, inviabiliza o acesso da população mais vulnerável aos espaços de lazer, saúde, educação e na busca de emprego.
Como uma das propostas de campanha da vereadora, esse foi o primeiro projeto protocolado pela Professora Lívia, já no início da sua legislatura, mostrando que sua mandata será comprometida com as demandas da população de Petrópolis.
“Um transporte público fortalecido, de qualidade e acessível à população tem reflexos importantes na na melhoria da qualidade e das condições de vida nas áreas urbanas, na proteção do meio ambiente com a diminuição dos veículos particulares e no fortalecimento do comércio local, uma vez que amplia a circulação de pessoas, gerando fluxo e vitalidade nas regiões. Há também benefícios à economia familiar e ao acesso à educação, emprego e cultura”, defende a vereadora na exposição de motivos do projeto.
Leia também
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio
-
Penúltima audiência pública sobre a formalização dos bairros de Petrópolis acontece nesta terça
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30