O Instituto Caminho da Roça, OSC integrante do Comitê de Cultura do Rio de Janeiro, que faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, irá realizar duas iniciativas online e gratuitas para mobilizar fazedores de cultura e entusiastas da luta antirracista.
No dia 28/01, das 14h às 18h, será realizado um atendimento online e gratuito voltado para profissionais e artistas do setor cultural. O objetivo é auxiliar fazedores de cultura com orientações sobre a elaboração de projetos para editais culturais, esclarecimento de dúvidas sobre planilhas orçamentárias, dicas para a criação de portfólios atrativos e estratégias para aumentar a aprovação em projetos. A inscrição pode ser feita pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUONRpnbIrYnPW1DYTxRNvOq6lsOXSQiK6IcV4EE9jmjE2ew/viewform
Já na quarta-feira, dia 29/01, às 18h, será realizada a live “A cultura como ferramenta para a luta antirracista”, com Eloi Ferreira, advogado, MSc., Ex-Ministro da Igualdade Racial (2010-2011) e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares.
Durante o encontro, que será transmitido pelo Youtube do Comitê de Cultura do Rio, Eloi Ferreira discutirá o papel da cultura e da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“As políticas de ação afirmativa são imprescindíveis para assegurar igualdade de oportunidades na caminhada da construção de um sociedade mais justa. As legislações que punem autores de ofensas racistas são muito importantes, mas a cultura e a educação são fundamentais para construir valores civilizatórios e humanos,” afirma Eloi.
O ex-ministro reforça a importância de resgatar a mensagem de Nelson Mandela para combater a discriminação:
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.”
Essa live será uma grande oportunidade de refletir sobre como o poder da cultura pode transformar o cenário de desigualdade e intolerância que ainda persiste em nossa sociedade.
Ambas as ações são gratuitas e abertas ao público. Participe!
Link para inscrição do atendimento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUONRpnbIrYnPW1DYTxRNvOq6lsOXSQiK6IcV4EE9jmjE2ew/viewform?usp=header
Link para inscrição da live: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxqz8vSvcmo_1B4NahtI_QbaZ8FX3RJVC8k5kO2KcxDnnzpA/viewform?usp=header
O Comitê de Cultura do Rio de Janeiro faz parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura e tem como objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas culturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Leia também
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio
-
Penúltima audiência pública sobre a formalização dos bairros de Petrópolis acontece nesta terça
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30