No próximo sábado, 8 de fevereiro de 2025, a Cruz da Esperança, símbolo da Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro para o Jubileu 2025, inicia sua peregrinação na região de Petrópolis. A primeira parada será no Morro da Oficina, um dos locais mais impactados pela tragédia de 2022.
A Cruz chegará ao local às 10h, seguida da celebração de uma missa às 10h30, presidida pelo bispo de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, na Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra.
O Padre Alexander de Brito Silva, pároco da Paróquia Santo Antônio e Coordenador Diocesano de Pastoral, explicou que a Cruz da Esperança está percorrendo as dioceses do Estado do Rio de Janeiro e, desde o dia 1º de fevereiro, está na Diocese de Petrópolis.
“Ela está levando uma mensagem de fé e esperança às comunidades mais carentes e aos locais marcados pelo sofrimento. Em Petrópolis, a peregrinação começa no Morro da Oficina, onde aconteceu a tragédia de 2022”, comentou Padre Alexander de Brito Silva
Além de igrejas, a Cruz visitará hospitais, escolas, casas de recuperação de dependentes químicos e praças, além de áreas afetadas por tragédias recentes. O objetivo é reforçar o seu significado como um símbolo de superação e salvação, especialmente para aqueles que enfrentam momentos de dor e desafios.
“Essa Cruz é missionária, não ficará parada. Queremos levar essa mensagem a todo o povo, para além da Igreja, mostrando que Jesus é a nossa esperança”, explicou o pároco do Alto da Serra
Uma Cruz marcada pelo sofrimento do povo
Além de seu valor espiritual, a Cruz da Esperança também carrega elementos simbólicos que representam o sofrimento da população. Em sua estrutura vazada, foram inseridos objetos significativos, como: Terra do Morro da Oficina, simbolizando as vidas perdidas na tragédia; Uma bala perdida, em memória das vítimas da violência; Uma imagem de um feto, recordando os desafios da vida e da dignidade humana.
A peregrinação atende ao chamado do Papa Francisco, que convida a Igreja a estar “em saída”, indo ao encontro dos mais necessitados. “Nos locais de sofrimento, Cristo se faz presente. Essa Cruz quer lembrar a todos que o sofrimento não tem a última palavra, mas sim a ressurreição e a esperança”, ressaltou o sacerdote.
A presença da Cruz da Esperança tem emocionado comunidades por onde passa, renovando a fé e proporcionando um momento de reflexão e fortalecimento espiritual para os fiéis.
Serviço:
Programação da Peregrinação em Petrópolis
Data: 8 de fevereiro de 2025
10h00 – Chegada da Cruz ao Morro da Oficina
10h30 – Missa presidida pelo bispo de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado
12h00 – Bênção da Cruz Memorial na Igreja Matriz do Alto da Serra
13h30 – Visita da Cruz ao Abrigão do Alto da Serra
16h30 – Envio e entrega da Cruz da Esperança para a Catedral São Pedro de Alcântara
Leia também
-
Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é comemorada com novo contraceptivo para mulheres de Petrópolis
-
Dr. Aloisio Barbosa defende novo concurso público na saúde
-
Petrópolis é aprovada como primeira suplente no Subcomitê da Baía de Guanabara
-
Ronda Escolar é retomada para fortalecer a segurança nas escolas de Petrópolis
-
Vereador propõe implantação de programa de terapia nutricional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)