Divulgação

Fevereiro Laranja: mês de conscientização sobre leucemia aborda a importância do diagnóstico e tratamento

Hematologista do CTO, Rodrigo Portugal destaca diversidade das leucemias e a evolução dos tratamentos

Durante o mês de fevereiro, o Brasil se une para aumentar a conscientização sobre a leucemia, uma doença que se manifesta de várias formas e requer atenção especializada para diagnóstico e tratamento adequado. Segundo o hematologista Rodrigo Portugal, do Centro de Terapia Oncológica (CTO) de Petrópolis, é fundamental entender que “leucemia” não se refere a uma única doença, mas a um grupo de distúrbios sanguíneos que se dividem em tipos agudos e crônicos.

De acordo com o especialista, as leucemias crônicas geralmente são descobertas durante exames de rotina e podem não apresentar sintomas, não exigindo tratamento imediato, mas sim um acompanhamento contínuo. Por outro lado, as leucemias agudas necessitam de intervenção rápida, podendo incluir hospitalização para quimioterapia e, em muitos casos, transplante de medula óssea.

Sobre os sintomas, o médico destaca anemia, cansaço, fraqueza, dificuldade de concentração, baixa contagem de plaquetas, sangramentos no nariz, ao escovar os dentes, e febre, que são indicativos de que um exame médico é necessário. “Os tratamentos para a leucemia têm avançado, com o desenvolvimento de medicamentos orais altamente eficazes e novas tecnologias que programam células do sistema imune para combater a doença”, explica.

O médico ressalta que a campanha Fevereiro Laranja não é apenas para conscientizar sobre o rastreio, como Outubro Rosa e Novembro Azul, mas é um período dedicado a educar a população sobre a doença sem gerar pânico. Parte crucial da campanha, segundo ele, é incentivar o aumento no cadastro de doadores de medula óssea, fundamental para o tratamento de muitos pacientes com leucemia aguda.

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: