Para sensibilizar os foliões e promover o respeito aos direitos das mulheres, a Prefeitura de Petrópolis está fortalecendo a campanha Não é Não – Respeite a decisão. A mobilização acontece durante os dias de Carnaval. A programação da Folia Imperial começa nesta sexta-feira (28/02) e segue até terça (04/03).
“A campanha contra a violência contra a mulher acontece o ano inteiro, mas neste período de Carnaval é importante reforçarmos a mobilização. Petrópolis tem altos índices de violência contra a mulher, por isso é importante abraçarmos essa causa. Depois do ‘não’ é assédio e as mulheres precisam saber que existe uma rede de apoio em Petrópolis para fazer a denúncia e ser acolhida”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Durante os dias de folia serão distribuídos material com o slogan da campanha “Não é Não”. Também será reforçado o Disque 180 – Centro de Atendimento à Mulher – e como elas podem procurar ajuda.
“É importante que as mulheres saibam que não estão sozinhas, que podem procurar ajudar e que não devem ficar caladas”, reforçou a secretária da Mulher, Rosângela Stumpf. A campanha também vai estar na rede social e no site da Prefeitura (@petropolis_pmp / petropolis.rj.gov.br).
“Petrópolis tem uma rede de acolhimento e atendimento à mulher vítima de violência. Elas precisam saber que podem procurar ajuda e serão acolhidas. Não é Não, e essa decisão precisa ser respeitada”, comentou a coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), Marina Mascheroni Costa.
Conheça a rede de atendimento à mulher em Petrópolis:
▪️ Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para as Mulheres (SecMulher)
▪️ Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram)
Espaço de acolhimento e orientação, onde a mulher encontra atendimento personalizado. É referência na articulação da rede.
▪️Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim)
Espaço de deliberação de políticas públicas.
▪️Sala Lilás
Estrutura acolhedora a mulheres, crianças e população LGBTQIA+ que necessitam realizar exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
▪️Patrulha Maria da Penha – Polícia Militar/Guarda Municipal
Realizam o acompanhamento de mulheres em situação de violência.
▪️Juizado Adjunto de Violência Doméstica
Juiz responsável, entre outras pautas, pelo enfrentamento à violência contra mulher.
▪️Sala Violeta
Espaço estadual onde agressores são intimados pela justiça a obter informações e refletir sobre a violência contra mulher.
Telefones:
Cram – (24) 2243 6152
Patrulha Maria da Penha (PM) – (24) 99229 2439
Polícia Militar – 190 / (24) 2291 4020
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
Leia também
-
No Carnaval, um minuto de solidariedade pode mudar vidas: APPO convoca petropolitanos para o PIX Day de março
-
Prefeitura lança campanha para empresários não contratarem serviços de motociclistas irregulares
-
Cuidados com o celular antes, durante e depois da folia
-
Deputado Yuri Moura denuncia Joana Prado e Vitor Belfort ao MP por racismo religioso
-
Colégio Ipiranga se posiciona após denúncia de aluno sobre bullying e indução à automutilação