Comac mais Vôlei, em parceria com Projeto Vôlei Petrópolis, promove inclusão com vivência do vôlei sentado para alunos da rede pública

Atendendo gratuitamente jovens de 12 a 17 anos na Comac, o projeto utiliza o esporte para quebrar preconceitos e ampliar a conscientização sobre acessibilidade

O projeto Comac mais Vôlei, em parceria com Projeto Vôlei Petrópolis, que atende gratuitamente alunos da rede pública com idades entre 12 e 17 anos, trouxe para suas aulas a experiência do vôlei sentado, modalidade adaptada que desafia preconceitos e amplia a conscientização sobre acessibilidade no esporte. A iniciativa surgiu como uma estratégia para aprimorar o toque de levantamento, mas rapidamente se tornou uma oportunidade para discutir inclusão e diversidade com os jovens.

“A ideia inicial foi ensinar de forma mais descontraída o fundamento do toque de levantamento sentado, pois os alunos estavam com dificuldade em realizá-lo em pé. Daí surgiu a oportunidade de apresentar a diversidade do jogo sentado, fazendo com que conhecessem as diferenças, as dificuldades e as regras dessa modalidade”, explica Márcia Verônica, coordenado voluntária do projeto e atleta.

Com uma quadra menor, rede mais baixa e regras específicas, como a permissão de bloquear o saque, o vôlei sentado exige novas estratégias e amplia a visão dos alunos sobre as habilidades dos atletas paralímpicos. Mais do que um exercício técnico, a vivência contribui para a conscientização sobre inclusão. “Mostrar esse tipo de jogo desenvolve empatia, respeito e uma visão mais ampla sobre a diversidade. Muitos alunos tinham ideias erradas sobre a limitação das pessoas com deficiência, e essa experiência ajudou a desconstruir esses preconceitos”, destaca Márcia.

Além do aprendizado dentro da quadra, a atividade incentiva os alunos a enxergarem a inclusão com mais naturalidade no dia a dia. “Quando percebem que as deficiências não definem uma pessoa, mas sim suas habilidades e conquistas, eles passam a ver seus próprios colegas, com deficiência ou não, de forma mais igualitária”, afirma a professora.

Para a psicóloga da Comac, Teresa Cristina Lisboa, o projeto reforça o compromisso da instituição com a formação cidadã por meio do esporte. “A Comac é uma instituição que pensa na formação do cidadão, do jovem cidadão, e essa inclusão do vôlei sentado é mais uma demonstração clara de formação educacional por meio da atividade física, do esporte”, afirma.

Oferecendo aulas gratuitas na Comac, o projeto Comac mais Vôlei reafirma a importância do esporte como ferramenta de transformação social, proporcionando experiências que vão além da técnica e impactam diretamente a visão dos alunos sobre inclusão e diversidade.

Informações sobre a Comac e formas de colaborar com a Instituição, basta entrar em contato por meio do WhatsApp: (24) 98107-6315 ou pelo telefone: (24) 4104-1062. A instituição tem também o site https://www.comac.org.br/ o Instagram @comacpetropolis (https://www.instagram.com/comacpetropolis/) e o Facebook @comacdepetropolis (https://www.facebook.com/comacdeptropolis/).

SERVIÇO
COMAC de Petrópolis
Rua Doutor Sá Earp, 88 – parte A
25.625-073 Morin – Petrópolis/RJ
Google Maps: https://goo.gl/maps/ZG3ea56WSR8jTXhLA

WhatsApp: (24) 98107-6315
Site: https://www.comac.org.br/
Telefones: (24) 4104-1062
E-mails: diretoria@comac.org.br
Instagram: @comacpetropolis (https://www.instagram.com/comacpetropolis/)
Facebook: @comacdepetropolis (https://www.facebook.com/comacdeptropolis/)

ED 531-CLIQUE AQUI

%d blogueiros gostam disto: