A Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara Municipal de Petrópolis está formando um Grupo de Trabalho para fiscalizar e coibir o transporte clandestino na cidade. A iniciativa foi anunciada pelo presidente da Comissão, vereador Thiago Damaceno, após reunião com forças de segurança e autoridades municipais.
O encontro reuniu representantes das Polícias Civil e Militar, da CPTrans, da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública e da Associação dos Taxistas de Petrópolis (Astape), que denunciaram o impacto negativo da prática irregular.
“O transporte clandestino é um crime que prejudica os profissionais regulamentados e coloca os passageiros em risco. Vamos reforçar a fiscalização e orientar a população para priorizar o transporte legal”, afirmou Damaceno.
Entre as soluções discutidas, estão convênios com o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO) e a implementação do PROEIS, programa que permite à Prefeitura contratar policiais militares em suas folgas para reforçar a fiscalização. Além disso, foi sugerida uma campanha publicitária para conscientizar a população sobre os riscos do transporte clandestino.
Leia também
-
Rio de Janeiro se torna o primeiro estado do Brasil a instituir política de refúgios climáticos
-
Câmeras de monitoramento flagram descarte irregular de sofá em caçamba exclusiva para vidro em Pedro do Rio
-
Penúltima audiência pública sobre a formalização dos bairros de Petrópolis acontece nesta terça
-
Hugo Leal cobra medidas do governo para atendimento de fibromiálgicos reconhecidos PCDs a partir de 2026
-
Trote solidário universitário encerra campanha nacional Hemocione de doação de sangue no próximo dia 30